Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

México adia ação antidumping de frango dos Estados Unidos após gripe aviária

Segundo governo do país, medida foi tomada em função de distorção dos preços do produto no mercado interno.

México adia ação antidumping de frango dos Estados Unidos após gripe aviária

O governo do México disse nesta terça, dia 7, que adiará a imposição de direitos antidumping sobre as importações de partes de frango dos Estados Unidos. O motivo é a distorção dos preços do produto no mercado interno devido ao surto recente de gripe aviária no Estado mexicano de Jalisco.

Em decisão publicada na segunda, dia 6, no Diário Oficial, o ministério da Economia mexicano confirmou taxação de 25,7% e 127,5% das importações de pernas e coxas de frango, que haviam sido importadas para o México em condições de dumping entre 2007 e 2010, prejudicando os produtores locais. A decisão confirmou uma determinação preliminar anunciada em janeiro. A taxa de 25,7% se aplicará a importações das empresas Simmons Prepared Foods, Sanderson Farms, Tyson Foods e Pilgrim’s Pride, e a de 127,5%, a todos os outros exportadores.

No entanto, o ministério informou que a aplicação dos direitos será adiada até que as condições do mercado interno, alteradas com o surto de gripe aviária H7N3, sejam normalizadas. O surto da doença em Jalisco, que levou ao abatimento de milhares de frangos, elevou os preços dos ovos e da carne de frango, contribuindo para que a inflação ficasse acima do esperado no final de junho e início de julho.

A companhia Industrias Bachoco SAB, que estava entre os produtores mexicanos que apresentaram a queixa inicial contra dumping, disse em nota que a empresa e os outros reclamantes não concordam com a decisão de não aplicar as taxas por ora. Segundo a empresa, a gripe aviária foi contida e não afetou os criadores domésticos.