Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe Aviária

Milhares de patos e frangos são abatidos em 2 províncias do Japão

Somente na província de Niigata, cerca de 310 mil frangos já foram sacrificados

Milhares de patos e frangos são abatidos em 2 províncias do Japão

Autoridades de Saúde do Japão confirmaram a presença da gripe aviária em duas províncias no norte do país, que levou ao abate centenas de milhares de aves. Somente na província de Niigata, cerca de 310 mil frangos já foram sacrificados, num procedimento que começou nesta terça, dia 29, e vai até sexta-feira, dia 2. Além disso, outros 165 mil patos também foram abatidos em Aomori.

Os trabalhadores cavaram buracos e despejaram as aves mortas para conter a propagação do vírus. Além disso, funcionários do governo restringiram o transporte de aves e ovos dentro de um raio de 3 quilômetros das regiões infectadas. Cerca de 60 outras granjas de frangos – com criação de aproximadamente meio milhão de aves – operam nas proximidades da propriedade afetada em Niigata.

O governo confirmou nesta segunda-feira, dia 28, que uma variedade muito contagiosa da gripe foi detectada em uma granja de frangos em Niigata, onde cerca de 40 aves foram encontradas mortas.

O ministro do Meio Ambiente do país, Koichi Yamamoto, disse que foram enviados especialistas para o local.

Influenza na França

O Ministério da Agricultura da França confirmou, em nota, a ocorrência de influenza aviária em 20 patos selvagens na região de Pas-de-Calais, Norte do país. As aves foram contaminadas por uma cepa altamente contagiosa da gripe, a H5N8.

O governo informou que medidas foram imediatamente adotadas para proteger a população, inclusive o abate das aves. Ainda de acordo com o governo francês, os casos não fazem parte de uma criação doméstica ou comercial e que isso não afeta o status sanitário internacional da França no que diz respeito à doença.

Dessa forma, o país ainda deve recuperar o título de livre de influenza aviária de alta patogenicidade no próximo dia 3 de dezembro, afirma o ministério. O país havia perdido essa classificação após episódios da doença terem afetado o sudoeste francês recentemente.