Inspeção

Missão chinesa vai inspecionar frigoríficos brasileiros; 48 plantas aguardam habilitação

Fiscais chineses virão ao Brasil em outubro para inspecionar frigoríficos, dentro do processo de habilitação para que novas plantas possam exportar carne ao país, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, por meio da sua conta no Facebook na noite de terça-feira (07/06).

Segundo dados da indústria, 48 plantas brasileiras aguardam habilitação.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o ministro Zhi Shuping, da AQSIQ, órgão de defesa agropecuária do país, e acertamos para outubro a vinda de fiscais chineses ao Brasil, para inspecionar frigoríficos de carnes bovina, de frango e suína a serem habilitados para exportar carne ao país”, escreveu Maggi.

“Também, entre outubro e novembro, receberemos missões de outros países do G20 que irão inspecionar frigoríficos e fechar acordos de comércio de diversos produtos agropecuários”, acrescentou o ministro.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou à CarneTec na quarta-feira (8) que seis plantas de aves e duas de suínos aguardam habilitação. No segmento de carne bovina, 40 plantas esperam aprovação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Atualmente, 39 frigoríficos brasileiros de carne de frango, 11 de suína e 16 de bovina já estão habilitados a exportar à China.

A China é um dos principais países importadores de carnes brasileiras e assumiu, em maio, a liderança entre os principais compradores de carne bovina in natura do Brasil. Em maio do ano passado, o país asiático abriu o mercado para a carne bovina brasileira e ampliou habilitações de plantas de suínos e aves.

O agendamento da visita dos chineses era aguardado pela indústria, que está dependente das exportações para sustentar margens de lucro, enquanto enfrenta consumo depreciado no mercado doméstico e altos custos de produção.

O presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, vê novas habilitações sendo aprovadas ainda neste ano, considerando a data marcada para a visita. “Há possibilidade, o ponto de interrogação é: quais plantas serão visitadas”, disse à Carnetec.

A Abrafrigo intensificou encontros com representantes chineses nos últimos meses, buscando garantir que médios frigoríficos de carne bovina brasileiros também possam ser habilitados a exportar à China.

O Mapa não deu detalhes sobre quais frigoríficos serão inspecionados pela missão chinesa em outubro até o fechamento da reportagem.