Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Mortalidade de pintinhos é tema de simpósio técnico

Evento será realizado no período de 16 a 19 de agosto deste ano com a participação de 500 profissionais e empresários do setor

O médico veterinário e mestre em patologia animal Fernando Vargas palestrará sobre o impacto da fase de brooding sobre a mortalidade inicial de pintinhos durante 11º Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura) no dia 17 de agosto no Oceania Park Hotel & Convention Center, localizado em Ingleses, Florianópolis.

O Simpósio será realizado no período de 16 a 19 de agosto deste ano com a participação de 500 profissionais e empresários do setor. Considerado uma referência para a indústria avícola brasileira, o Simpósio terá 15 palestras de alto nível científico.

O palestrante fará uma abordagem científica para esclarecer quais os impactos do manejo de ovo, processo de incubação e fase de alojamento sobre a qualidade do pintinho de um dia. Focalizará a importância dos primeiros dias de vida dos frangos de corte e seu impacto sobre o desempenho produtivo das aves. Destacará que, como indicador de perfomance aceito pela grande maioria das empresas, a taxa de mortalidade na primeira semana pode ser considerada um elo entre os processos de produção de ovos férteis, incubação e engorda de frangos de corte (integração). Interpretar corretamente as causas é essencial para aplicação das medidas corretivas quando necessário.

“Não é simples e nem sempre é fácil de fazer, mas o estabelecimento de padrões de manejo e a implementação de programas de coleta dados, monitoramento e auditorias é essencial quando se busca a melhoria da performance de produção. A mortalidade acumulada aos 7 dias pode ser considerada como um indicador de produção compartilhado entre os processos de produção de ovos férteis, incubação e engorda dos animais (integração). Entender a natureza das anomalias é necessário para a investigação e determinação das causas primárias, o que permitirá a sua remoção e a correção do problema. Manter registros de todo o procedimento permitirá maior eficiência e mais agilidade no caso de reincidência ou surgimento de novos desvios”, explica Vargas.

Ao final, o médico veterinário oferecerá um roteiro de pontos a avaliar sobre a qualidade dos pintinhos de 1 dia, as condições de manejo desde o pré-alojamento e a identificação das granjas com problemas.

A participação de Vargas ocorrerá no segundo dia do Simpósio (17 de agosto, quarta-feira), durante o painel que dominará a programação matutina, das 8h30 às 12h30, e abordará a Mortalidade de Pintinhos de Primeira Semana com quatro enfoques. Das 8h30 às 10h10 serão focalizados o manejo de ovos e o manejo da incubação com os palestrantes convidados Sérgio Rodrigues e Eduardo Costa. Das 10h30 às 11h20 o tema será brooding/alojamento com Fernando Vargas. Das 11h20 às 12h10, Antônio Carlos Pedroso tratará do impacto da primeira semana na performance posterior do frango. 

Fernando Vargas graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado em Patologia Animal pela mesma instituição.

Inscrições 

As inscrições e informações gerais do evento estão disponíveis no hot site alojado na página www.sindicarne.org.br.