Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Qualidade

Não houve nenhuma ocorrência de sanidade devido à carne importada do Brasil, afirma governo da Venezula

A Venezuela está entre os principais mportadores de carne do Brasil

Não houve nenhuma ocorrência de sanidade devido à carne importada do Brasil, afirma governo da Venezula

Nesta terça-feira (21/03), as investigações contra 21 frigoríficos brasileiros foi tema na Assembleia Nacional da Venezuela, moderada pela oposição ao governo Nicolás Maduro. Os opositores consideram que o dinheiro investido nestas importações de carnes poderia ser destinado à produção própria, já que em todos os setores alimentícios estão limitados e decrescendo devido à crise que impera no país.

De acordo com o portal Avicutura.info sobre o caso da “Operação Carne Fraca”, onde o MDIC informou que um dos frigoríficos investigados exportou carne de ave para a Venezuela nos últimos 60 dias “até hoje, não houve nenhuma ocorrência de sanidade na Venezuela devido à carne importada do Brasil e o governo não anunciou medidas relacionadas à importação do produto”, apontou.

Venezuela: principal importador de carne de ave brasileira

De acordo com informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços  (MDIC) do Brasil, as exportações de carne de aves subiram para 56.065.752 kg, ou seja, US$129.001.446 milhões, levando a Venezuela a se tornar o primeiro país importador de carne de ave brasileira na América Latina e Caribe, durante 2016. 

Por outro lado, no ano passado, a exportação de carne bovina do Brasil não ficou atrás, já que a Venezuela importou 22.507.934 kg de carne bovina por um montante de US$130.794.104. O resultado é que a Venezuela foi o segundo país importador da América Latina e Caribe de carne bovina brasileira, somente superado pelo Chile com 70.078.484 kg. (Fonte: MDIC).

Durante 2016, em plena crise venezuelana, o país foi o principal importador da América Latina e Caribe de carne de ave com 56.065.752 kg e o segundo de carne bovina, com 22.507.934 kg provenientes do Brasil.