Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Nova pesquisa revela aves resistente a Influenza Aviária

Uma nova pesquisa mostrou que algumas aves são mais resistentes a uma séria cepa da gripe aviária

Nova pesquisa revela aves resistente a Influenza Aviária

AviculturaUm estudo, realizado no Instituto de Pirbright, descobriu aves que carregavam a cepa da gripe aviária, mas que são geneticamente resistentes à doença. O vírus só aparece através do seu trato respiratório e por um período limitado de tempo.

Os pesquisadores descobriram que este era o único meio relevante da propagação do vírus e que as aves resistentes eram, portanto, completamente incapaz de iniciar e manter uma cadeia de infecção.

Restrição Genética

Outros resultados do estudo sugerem que isto poderia ser devido a uma restrição genética dentro do animal que impede a propagação do vírus, quando no interior do corpo. Nas aves que eram susceptíveis à doença o vírus aparece nas fezes e por um longo período.

Professor Venugopal Nair, chefe do Programa de Doenças Virais Aviárias do Instituto de Pirbright, disse que “os resultados deste estudo enfatizam a importância de examinar a natureza complexa das interações vírus-hospedeiro e o potencial papel dos fatores genéticos do hospedeiro que influenciam a transmissão dinâmica e resultados de importantes doenças como a gripe aviária”.

Implicações importantes para avicultura

As descobertas, relatadas na revista Scientific Reports, mostra o caminho para uma investigação mais aprofundada, e o trabalho é planejado para descobrir e analisar os mecanismos biológicos precisos atrás de resistência genética. Isso poderia ter implicações importantes para a criação de aves, bem como tratamentos de gripe humana, no futuro.

Dr. Colin Butter, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Lincoln, que estava fortemente envolvido na pesquisa, disse que os resultados da pesquisa foram significativos. “Até agora, sabia relativamente pouco sobre como a genética de uma ave pode afetar a sua reação ao vírus da gripe, mas esta nova pesquisa, que pela primeira vez mostra que algumas linhas de aves são geneticamente resistentes à gripe aviária, representa um significativo passo a frente”, explicou.

 “Limitando o risco para a população humana”

De acordo com Dr. Butter, a perspectiva de aves reprodutoras com imunidade natural ao vírus da influenza certamente vai aumentar o âmbito das medidas de controle existentes e talvez limite o risco para a população humana do surgimento de vírus pandêmicos. “Além disso, como determinantes genéticos humanos para contrair a gripe são relativamente desconhecidos, a investigação como a nossa, que está desenvolvendo uma melhor compreensão dos genes e mecanismos envolvidos, também poderia levar a melhores opções terapêuticas em seres humanos”, enfatizou.

O estudo também envolveu especialistas da Universidade de Oxford e do Instituto Francis Crick em Londres e foi financiado pelo Conselho  de Investigação de Biotecnologia e Ciências Biológicas.