Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Nutrição da matriz de frangos de corte sobre a qualidade da progênie

A avicultura obteve grandes avanços nos últimos anos, proporcionando aumento da produção com foco na redução dos custos, assim, são incessantes as buscas por melhores padrões nutricionais, os quais possam garantir maior aporte às aves, com menores custos e maiores rendimentos de pintinhos de um dia até a fase final

Nutrição da matriz de frangos de corte sobre a qualidade da progênie

AviculturaExistem diversos desafios a serem enfrentados pela indústria que envolve a produção animal. O aumento da demanda por alimentos, em um mundo em rápida expansão populacional, a complexa competitividade da economia de mercado, a crescente preocupação pública em relação à segurança alimentar e com bem-estar animal (Scher, 2010). Nesse contexto, o estudo do manejo nutricional de matrizes de frangos de corte, com ênfase em melhor desempenho produtivo e reprodutivo, ocupa um papel de destaque.

A nutrição de matrizes de corte tem sido foco de muitas pesquisas com o intuito de melhorar a produção de ovos e consequentemente, a qualidade e desenvolvimento da progênie. A avicultura obteve grandes avanços nos últimos anos, proporcionando aumento da produção com foco na redução dos custos, assim, são incessantes as buscas por melhores padrões nutricionais, os quais possam garantir maior aporte às aves, com menores custos e maiores rendimentos de pintinhos de um dia até a fase final.

Na indústria avícola, a eficiência reprodutiva de matrizes de corte é um ponto crítico, uma vez que determina o máximo de retorno econômico a partir do número e qualidade de ovos e pintos produzidos por ave alojada. Esta eficiência na reprodução das matrizes é determinada pela genética, nutrição, manejo e por fatores ambientais como instalações, equipamentos, programas de luz, que influenciam na capacidade de expressar o potencial produtivo (Santos, 2011). Dentre esses fatores, a nutrição de matrizes de corte é extremamente complexa, pois, além de atender às exigências nutricionais da ave, o que resultaria em excelente desempenho produtivo e reprodutivo, tem que ser levado em consideração que essa ave deve transferir, via ovo, um aporte nutricional adequado para que seus descendentes possam expressar alta produtividade. Para chegarmos a uma correta nutrição para estas aves, são necessárias as determinações das exigências dos mais variados nutrientes.

O objetivo deste estudo é abordar alguns aspectos relacionados ao complexo tema que envolve os efeitos de nutrientes e novos conceitos na nutrição de matrizes de corte e seus efeitos na qualidade da progênie.

Nutrição materna e desempenho reprodutivo

As exigências de energia e nutrientes requeridas pela ave para seu desenvolvimento corporal e reprodutivo devem ser supridas pela nutrição. A deficiência de nutrientes na dieta de aves reprodutoras pode causar efeitos catastróficos na produção de ovos e, posteriormente, na formação do embrião, visto que este não está em contato com a circulação materna. Assim, todos os nutrientes, incluindo vitaminas, necessários para o desenvolvimento embrionário devem estar presentes no momento da formação do ovo (Macari et al.,2005). Tendo em vista que a idade de abate dos frangos é consideravelmente menor devido a sua genética, o período de incubação se torna cada vez mais importante, representando 35% da vida do animal e uma limitação no desenvolvimento neonatal poderia implicar em um baixo desempenho do frango (Pessôa, 2012).