Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

O ovo, o galo e a temperatura

A introdução de galos nos sistemas produtivos vem recebendo maior atenção por ampliar o menu de comportamentos inerentes à espécie, principalmente os comportamentos reprodutivos, premissa esta, considerada importante para que as aves estejam em situação de bem-estar

O ovo, o galo e a temperatura

AviculturaNa última década o tema bem-estar animal alcançou grande repercussão não só no ambiente científico como também no âmbito dos sistemas produtivos. Como consequência muitas críticas têm sido reportadas ao sistema intensivo de produção de ovos, em razão principalmente da ausência de enriquecimento ambiental e das severas restrições à expressão dos comportamentos naturais tais como: postura em ninho, tomar banho de areia, empoleirar, bater as asas entre outros.

Neste contexto a introdução de galos nos sistemas produtivos vem recebendo maior atenção por ampliar o menu de comportamentos inerentes à espécie, principalmente os comportamentos reprodutivos, premissa esta, considerada importante para que as aves estejam em situação de bem-estar.

Contudo, a sua presença pode alterar o shelf life dos ovos devido à produção de ovos férteis. Segundo Fasenko et al. (1991), estes podem iniciar o desenvolvimento embrionário quando acondicionados em temperaturas acima do zero fisiológico, que situa-se em torno de 20–21ºC.

Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade física de ovos oriundos de poedeiras criadas em sistemas free range com e sem galos, acondicionados em temperatura ambiente e sob refrigeração por 28 dias.

 Material e métodos

Foram analisados 232 ovos provenientes de poedeiras da linhagem Isa Brown® com 79 semanas de idade, alojadas com e sem galos em sistema free-range. No galpão onde foram alojados os galos, estabeleceu-se proporção de um galo para cada 37 poedeiras.

Inicialmente, 60 ovos, oriundos do galpão com galo, foram incubados para a determinação da porcentagem de ovos fertilizados.

Utilizou-se esquema fatorial 2×3, avaliando-se dois tratamentos e três condições de armazenamento estabelecendo-se assim seis tratamentos, com 14 repetições cada.

– Os tratamentos avaliados foram:

·         Ovos não fertilizados – provenientes do galpão sem galos;

·         Ovos fertilizados – provenientes do galpão com galos.

– As condições de armazenamento avaliadas foram:

·         Temperatura ambiente;

·         Refrigerado imediatamente após a postura;

·         Refrigerado 10 dias após a postura.

Para o monitoramento das variáveis climáticas, temperatura e umidade relativa do ar, utilizou-se termôhigrômetros com registro automático dos dados.

A determinação da qualidade dos ovos foi realizada no dia da postura e após 28 dias. As variáveis analisadas foram: peso dos ovos, perda de peso, densidade, índice de gema, porcentagem de gema, porcentagem de albúmen e unidade haugh.

A análise estatística dos dados foi feita pelo método de análise de variância (ANOVA), sendo o efeito dos tratamentos, quando significativos, comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.