Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Financiamento

OCB discute desenvolvimento de cooperativas com BNDES

A intenção foi tratar de linhas de crédito que potencializem, ainda mais, o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, se reuniram, na sexta-feira (10/03), no Rio de Janeiro, com a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), Cláudia Trindade Prates. A intenção foi tratar de linhas de crédito que potencializem, ainda mais, o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

O presidente Márcio Freitas aproveitou para solicitar que o Banco, considerando o cenário econômico do país, mantivesse tais linhas com os mesmos volumes de recursos e redução nas taxas de juros.

Em relação aos ramos Infraestrutura e Saúde, os representantes do cooperativismo discutiram a possibilidade de implementar outras duas linhas de financiamento: o Prodecoop Infra e o Prodecoop Saúde, voltados ao investimento de cooperativas destes setores. Também foi discutida a possibilidade de realização de programas que contemplem outros ramos do cooperativismo, como é o caso do Ramo Transporte.

Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB entregou o documento Propostas do Sistema OCB ao BNDES, à diretora do Banco, Cláudia Trindade Prates. O material, que leva em consideração a nova política de financiamento da instituição financeira, tem por objetivo fornecer informações sobre a capilaridade e a atuação do cooperativismo no Brasil, bem como as possibilidades de parcerias voltadas ao fortalecimento da economia brasileira tanto no campo quanto na cidade.

Marcio Freitas ressaltou, ainda, a relevância do Acordo de Cooperação entre as duas instituições, sugerindo que ela seja ampliado com vistas ao atendimento a todos os ramos do cooperativismo. Como resultado da reunião, será definido um cronograma de encontros técnicos para avançar no debate em torno das propostas apresentadas.