Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista

Ocesc aposta no crescimento das cooperativas em 2016

Luiz Vicente Suzin presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), fala sobre os novos desafios do setor

Personalidades

Dinamizando a economia do Estado e colaborando com as políticas públicas, o cooperativismo tornou-se instrumento essencial de desenvolvimento, integração e inclusão no cenário sócio-econômico catarinense.

Nessa entrevista, Luiz Vicente Suzin presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), discorre sobre os novos desafios do setor.

Quais são suas metas no comando do Sistema Ocesc/Sescoop?

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que eu participo há muitos anos do Conselho de Administração da Ocesc, portanto, sempre acompanhei as decisões, planos e programas que inovaram e dinamizaram as atividades em favor do cooperativismo catarinense. Em segundo lugar, a instituição cuja presidência acabo de assumir vive uma excelente fase e sua atuação tem ampla aprovação da comunidade cooperativista catarinense, das autoridades, da imprensa e dos órgãos de fiscalização. Assim, vamos dar continuidade ao trabalho tão bem conduzido pelo ex-presidente Marcos Zordan. Na verdade, há um quadro que se repete: há oito anos, Zordan me passou o comando da Fecoagro, agora, ele me transmite a presidência da Ocesc. Manteremos todas as ações que estão em andamento e aprimoraremos o que for possível e necessário.

Em qual estágio se encontra o cooperativismo catarinense?

O tamanho do setor cooperativista de Santa Catarina é o ideal, se considerarmos as características do Estado e um processo de crescimento ordenado, sólido e estruturado na observância dos princípios que o regem há mais de um século.  No aspecto econômico há um aumento médio 12% a 20% nos últimos anos, o que coloca o setor em destaque no cenário Estadual. Para 2016 deveremos crescer de 6% a 8%, o que é muito bom se comparado ao quadro geral de recessão que domina a economia brasileira. O número de cooperativas de todos os ramos existentes em Santa Catarina continua relativamente estável. O dinamismo do cooperativismo barriga-verde, entretanto, manifesta-se no número de associados (cooperados), que aumenta em torno de  8% a 10% ao ano.

Qual é o nível de intercooperação do sistema cooperativista catarinense?

É muito bom. Intercooperação não é palavra vazia e, na verdade, é o sexto dos sete princípios do cooperativismo mundial. Preconiza a parceria, a ação conjunta, o relacionamento institucional, político e comercial entre as cooperativas, prática que leva ao fortalecimento recíproco das cooperativas e, por extensão, do sistema. São muitas e várias as formas de intercooperação. Pratica-se a intercooperação quando a cooperativa de produção agrícola entrega a safra de grãos para uma cooperativa regional que a industrializa e, por sua vez, entrega o produto a uma cooperativa central que abate e processa aves, suínos, bovinos etc. Ou quando a cooperativa de crédito financia a cooperativa habitacional etc. Outros desafios são a aprovação da lei geral do cooperativismo que dormita no Congresso há mais de dez anos e a regulamentação do ato cooperativo, ou seja, a relação econômica do associado com sua própria cooperativa.

Por que até hoje não foi regulamentado o ATO COOPERATIVO, velha e justa reivindicação das cooperativas brasileiras?

Apesar do imenso esforço da Organização das Cooperativas Brasileiras junto ao Congresso Nacional, verificamos, com pesar, que a imensa maioria dos parlamentares federais desconhece o cooperativismo – sua doutrina, seu papel econômico, seus efeitos sociais e a contribuição que oferece ao desenvolvimento do Brasil. Por isso, há dificuldade em aprovar as matérias de interesse das cooperativas e de imensa faixa da população. O Congresso Nacional aprovou apenas a regulamentação do ato cooperativo para os ramos (segmentos) agropecuário, crédito e transporte. Falta estender esse benefício aos outros  ramos. A lei geral do cooperativismo ainda não foi votada. Ato cooperativo é a relação econômica que o associado mantém com sua própria cooperativa.

A sociedade brasileira adotará o cooperativismo como modelo de organização econômica e social como fizeram alguns países mais avançados?

Este é o sonho dos cooperativistas: um dia o cooperativismo será bandeira de todos. O cooperativismo deixou de ser apenas uma doutrina bonita, apurada e reconhecida mundialmente para transformar-se em um grande e eficaz instrumento de transformação da sociedade humana. Os estudos comprovam que, nas regiões onde atuam, as cooperativas elevam o índice de desenvolvimento humano (IDH). Muito além do proselitismo, essa constatação resulta das preocupações com a qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e familiares, com o meio ambiente, com a redução da emissão de poluentes, com educação, saúde e lazer, dentre outras. Os postulados da ACI concorrem para esses resultados, razão pelas quais os apoiamos integralmente. Gostaríamos de salientar que, dentro dos pontos mais importantes no cooperativismo, a comunicação é a forma de chegar aos quatro cantos do mundo para dar uma melhor oportunidade de crescimento aos associados.

Quais os principais ramos do cooperativismo do Estado?

O setor agropecuário responde por aproximadamente 64% do peso econômico das cooperativas no Estado de Santa Catarina. Tem importância significativa também as cooperativas da área de saúde, crédito, infraestrutura e consumo as quais, além da considerável  contribuição econômica, tem um importante  papel na distribuição de renda e apoio social. Também são expressivos os demais ramos: transporte, trabalho, produção, habitacional, mineral, especial e educacional.

Como o setor cooperativista catarinense se diferencia de outros Estados?

Vamos falar do ramo agropecuário que é o maior de todos. As características de minifúndios do Estado de Santa Catarina levam os produtores rurais a maior necessidade de união objetivando a otimização de sua renda. Esse aspecto, aliado aos inúmeros serviços prestados pelas cooperativas a seus associados, resultam numa maior integração. Em outro angulo, há intenso direcionamento das atividades das cooperativas no sentido de agregar valor aos produtos primários, o que proporciona a melhoria da  remuneração dos associados. Finalmente o forte empenho dos últimos anos na linha de reestruturações, racionalização de custos e elevação de escala tem permitido a obtenção de resultados positivos.