Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Longevidade

Ovos ajudam a envelhecer com saúde e a manter a memória

Nutricionista e endocrinologista ressaltam os benefícios do ovo ao longo da vida e, principalmente, para os idosos

AviculturaNa última semana, o Guinness Records, grupo que publica o livro dos Records, confirmou que a pessoa mais velha do mundo é a italiana Emma Morano, de 116 anos. Em entrevista ao Washington Post, ela revelou que desde a adolescência come um ovo por dia e credita a este “hábito”um dos motivos de sua longevidade.

“Os benefícios dos ovos são inúmeros porque atuam em diferentes sistemas do organismo. Na velhice, as propriedades do alimento continuam atuando na preservação da memória e da visão, fazendo o corpo reverter o ovo em energia. Além disso, as vitaminas presentes no alimento produzem hemácias e combatem os radicais livres, que podem causar danos no tecido das células. Outro benefício importante, principalmente para os mais velhos, é que o ovo contém substâncias que ajudam no controle do diabetes”, afirma a nutricionista Sandra Wages, da Granja Mantiqueira.

Outra área do corpo que o ovo ajuda muito é no coração. O endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM e Pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares, ressaltam:

“Alguns estudos mostraram que o consumo de ácidos graxos poliinsaturados e ômega 3, presentes no ovo, são benéficos para a saúde do sistema cardiovascular principalmente na prevenção primária. Ou seja, mostrou benefício em prevenir doenças do coração em pessoas que nunca tiveram um evento cardiovascular como AVE (acidente vascular isquêmico) ou IAM (infarto agudo do miocárdio), ajudando a diminuir os níveis de LDL no sangue”, completa .