Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Países árabes estão no 'radar' de Michel Temer

Presidente interino afirma que pretende viajar à região se for confirmado no cargo após a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff

O presidente interino Michel Temer afirmou que deverá viajar a países árabes se for confirmado no cargo. O anúncio foi feito em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada na edição desta sexta-feira (12/08). Além dos países árabes, ele deverá visitar outras nações se for efetivado no cargo. 

Na entrevista ao jornal, Temer disse que, se o Senado confirmar o afastamento de Dilma, ele fará viagens ao exterior. Ele citou China, Nova York, Índia e países árabes como eventuais destinos e lembrou que já esteve nestes locais quando era vice-presidente. Observou que nas viagens que fez representantes destes países mostraram interesse em investir no Brasil e que sua proposta, agora, é retornar a estes países e incentivar tais investimentos.

O Palácio do Planalto afirmou à ANBA que as visitas estão no radar do presidente, mas ainda não têm confirmação. A China vai receber o encontro do G-20, grupo das economias mais desenvolvidas do mundo, em 04 e 05 de setembro. Nova York, nos Estados Unidos, será palco da Assembleia Geral das Nações Unidas em 13 de setembro. O presidente brasileiro é o encarregado de fazer o discurso de abertura do encontro, que é anual. Goa, na Índia, será palco da 8ª Cúpula do Brics, grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, nos dias 15 e 16 de outubro.

Quando era vice-presidente, Temer visitou alguns países árabes. Em abril de 2013, foi a Omã, onde a mineradora Vale tem uma fábrica. Em novembro daquele ano, reuniu-se com o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, com quem discutiu a ampliação das relações comerciais entre os dois países. Em 2011, Temer esteve no Catar e no Líbano, onde nasceram seus pais.