Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Parceiro comercial

Paraná busca maior aproximação com a Rússia

Comitiva russa iria se reunir com a Agência Paraná de Desenvolvimento e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

Paraná busca maior aproximação com a Rússia

.A governadora do Paraná, Cida Borghetti, pretende estreitar as relações comerciais com a Rússia, país que é um dos maiores importadores de carne de frango produzido no estado. Nesta semana, ela esteve com o cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Yury Lezgintsev. A comitiva russa também iria se reunir com a Agência Paraná de Desenvolvimento e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para dar continuidade à discussão de futuros projetos.

Cida Borghett citou, durante o encontro, que esteve na Rússia em 2016 para tratar das negociações com a Rosatom, estatal de energia nuclear que quer instalar centros de irradiação para processamento de equipamentos médicos e produtos agrícolas no Estado. “Foi um momento importante para assinar acordos de troca de tecnologia”, disse ela.

De acordo com o cônsul honorário da Rússia em Curitiba, Acef Said, o Paraná é um grande parceiro e isso tende a melhorar. Segundo ele, o Estado exporta cerca de R$ 350 milhões de dólares por ano para o país e importa R$ 250 milhões. “O Paraná é um estado pujante e tenho certeza que podemos explorar outros mercados e possibilidades”, disse ele.