Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Parceria pretende desenvolver drones para pequenos produtores rurais

De acordo com o programa, a prioridade é ter o protótipo de um drone de baixo custo para agricultura de precisão, até maio de 2017

Parceria pretende desenvolver drones para pequenos produtores rurais

Coordenador de Pesquisas com Drones da Embrapa Instrumentação (SP), Lúcio André Jorge (Foto: Joana Silva/Embrapa Instrumentação)

Demonstrar que a utilização de pequenos veículos aéreos não tripulados pode reduzir o impacto ambiental no campo, além de contribuir para aumentar a produtividade das culturas agrícolas, é a principal proposta do “Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso em Drones para Agricultura Precisão”, voltado para pequenos produtores no Brasil.

O lançamento do trabalho foi feito no último dia 30 de junho, pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, Ladislau Martin Neto, na unidade da estatal que funciona no município de São Carlos (SP). O trabalho será executado em parceria com a Qualcomm Wireless Research e o Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES).

Segundo Neto, “o programa desenvolverá um sistema de bordo inteligente, pelo qual o drone transmite ao agricultor, via celular, informações em tempo real sobre a sanidade da lavoura”. “Assim, é possível detectar com precisão focos de pragas, estresse hídrico, déficit de nutrientes, danos ambientais, entre outros problemas.”

De acordo com o programa, a prioridade é ter o protótipo de um drone de baixo custo para agricultura de precisão, até maio de 2017. A ideia é que parte do processamento das imagens possa ser feita em tempo real, pelo próprio veículo não tripulado, aproveitando um processador embarcado da Qualcomm e enviado via 4G para um smartphone ou tablet do agricultor.

Testes

O protótipo será testado durante dois anos, por um grupo de agricultores familiares selecionados pelo projeto. Após este período, o coordenador das pesquisas com drones na Embrapa Instrumentação, Lúcio André Jorge, diz que a expectativa será lançar, comercialmente, uma solução que englobe tanto o drone quanto os softwares, a um preço próximo de R$ 5 mil.

“Para que seja acessível aos pequenos agricultores, provavelmente, será necessária a oferta de um modelo de negócios de drones como serviço”, prevê Jorge.

Depois do desenvolvimento de sistemas de bordo para drones, serão realizados testes de campo com os dispositivos e avaliações sobre seus impactos socioeconômicos. “Desta forma, vamos comprovar que os drones podem permitir a adoção de medidas imediatas em favor do meio ambiente, reduzindo ainda a consequência negativa das mudanças climáticas”, defende o coordenador das pesquisas com veículos não tripulados.