Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosen

Pesquisa confirma benefício da inclusão de fibras funcionais na nutrição de frango

Na avaliação do Centro de Pesquisas com Animais foi possível observar melhora de 43,35g de peso corporal e na conversão alimentar de 3 pontos

Pesquisa confirma benefício da inclusão de fibras funcionais na nutrição de frango

As pesquisas em torno do Opticell na avicultura de corte se mostrou promissor. Em um estudo realizado no Centro de Pesquisas com Animais (BITA, Guatapará/SP) o uso do Opticell C5 foi possível constatar cientificamente que o uso de fibra funcional tem capacidade de melhorar o ganho de peso e conversão alimentar em frangos de corte.

Na avaliação final do estudo foi possível observar melhora de 43,35 g de peso corporal e na conversão alimentar de 3 pontos. Entretanto, informa Fernando Toledano, CEO e diretor geral da Biosen (Salto/SP), os melhores resultados com o uso de fibra funcional estão sendo obtidos em condições mais desafiadoras, no campo. “Temos hoje exemplos de clientes que, por meio do uso de Opticell C5, têm observado aumento de peso corporal de frangos de corte aos 42 dias de até 113g e uma melhora de conversão alimentar na casa de 8 pontos”, detalha.

Para ele, a explicação para estes resultados é cientificamente simples. “O uso de uma fibra de alta funcionalidade como Opticell C5 nas primeiras três semanas de idade (indicação Biosen), possibilita melhor desenvolvimento de todo trato digestivo, em especial as vilosidades intestinais, de forma muito precoce em frangos de corte, possibilitando que aves se tornem mais competentes para absorção dos nutrientes nas fases de crescimento e final”, destaca.

Outro benefício no uso do Opticell C5 está na qualidade de fezes dos animais, pois como há um melhor funcionamento do intestino grosso, a absorção de água neste segmento é otimizada. “Cama seca nas primeiras três a quatro semanas de idade significa redução dos quadros de enterites nos animais e redução de amônia no ambiente”, discorre Toledano.

Na avaliação do diretor geral da Biosen, outro destaque é o baixo investimento para o uso do Opticell, em torno de R$ 0,04/ave. “Está mais que provado que o retorno médio de investimento hoje é de 5 a 10 vezes referente ao valor pago pelo produto”, completa.