Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Política

Político e empresário do campo, Blairo tem desafio de elevar status da Agricultura

Na avaliação de lideranças do setor, o momento difícil pelo qual passa o país exige um líder de peso na Agricultura que converse de igual para igual com outros ministros

A experiência política, empresarial e de agricultor bem-sucedido credenciam o agrônomo Blairo Maggi, nomeado ministro da Agricultura pelo presidente interino Michel Temer, a alçar o agronegócio a um patamar que nunca teve dentro de um governo no Brasil, o que permitiria ao gaúcho que fez carreira em Mato Grosso encaminhar temas complicados como uma modernização no crédito agrícola.

Na avaliação de lideranças do setor, o momento difícil pelo qual passa o país exige um líder de peso na Agricultura que converse de igual para igual com outros ministros –incluindo Fazenda e Relações Exteriores–, que conheça e tenha acesso fácil aos principais empresários e executivos do agribusiness e que ao mesmo tempo saiba ouvir as vozes do campo.

“O grande desafio para o Ministério da Agricultura é ser alçado à categoria de ministério de primeira grandeza. E o Blairo é a figura para que isso se torne uma realidade”, afirmou o agricultor Ricardo Tomczyk, uma das lideranças da associação de produtores (Aprosoja) de Mato Grosso, que conheceu o novo ministro na região de Rondonópolis (MT), onde ele iniciou sua vida empresarial.

Natural de Torres, no Rio Grande do Sul, o novo ministro nasceu em 1956, numa família dos pequenos produtores rurais. Seguindo o pai, André Maggi, que apostou em terras inexploradas de Mato Grosso, Blairo graduou-se em agronomia e comandou a transformação da pequena Sementes Maggi no que hoje é o Grupo Amaggi, a maior negociadora de grãos de capital nacional, atuando também no plantio, processamento e logística de produtos agrícolas.

“Ele tem uma visão empreendedora, visão de mundo global e também conhecimento específico. Ele é produtor rural, apesar de ser um grande empresário, nunca deixou de ser produtor. Tem visão da porteira para fora invejável e da porteira para dentro muito grande”, acrescentou Tomczyk, ex-presidente da associação de produtores de Mato Grosso, o principal Estado produtor de grãos do Brasil.

A experiência política de Blairo, senador recém-filiado ao PP, após dois mandatos como governador de Mato Grosso, é outro fator que deve colaborar para que o novo ministro seja bem-sucedido.

“Espero que ele possa conversar com o ministro Serra (Relações Exteriores), Meirelles (Fazenda) e Jucá (Planejamento) de igual para igual”, disse o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Junqueira.