Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Pré-Conferência FACTA 2016 terá workshops sobre necropsia e microscopia

Os eventos serão realizados simultaneamente durante a manhã do dia 17/05

A Pré-Conferência FACTA 2016 terá início no dia 17 e será composta pelos workshops “Técnica de Necropsia e Coleta de Material” e “Microscopia de Ingredientes de Ração”. Os eventos acontecem simultaneamente, a partir das 8h, nos auditórios Jequitibá e Amoreira, respectivamente.

Cada workshop terá duração de uma manhã e contará com especialistas dos segmentos. O tema “Técnica de Necropsia e Coleta de Material” será ministrado pela Dra. Nair Katayama Ito, do laboratório Spave. Já o assunto “Microscopia de Ingredientes de Ração” terá como palestrantes os profissionaisRonaldo Sanches, do Lanagro – MG (Laboratório Nacional Agropecuário – MAPA) e Clarice Toyofuku, do laboratório Primor, referências no setor de avicultura.

A coordenação do workshop sobre necropsia é compartilhada entre Alberto Inoue, Alberto Bernardino e Lucas Colvero,  são profissionais que atuam na área de sanidade e são integrantes do corpo técnico da FACTA. Para Bernardino, todos os anos profissionais ingressam no mercado de trabalho e nem sempre possuem a oportunidade de serem bem treinados previamente. “O workshop será uma pequena contribuição para que eles possam melhorar sua formação”, completa. Já Lucas Colvero ressalta a importância da necropsia para um bom diagnóstico no campo. “Muitas vezes nos deparamos com situações onde o técnico envia materiais equivocados ao laboratório ou em más condições de conservação, com isso o resultado da investigação fica prejudicado, comprometendo todo o processo”, afirma Colvero.

O coordenador do workshop sobre microscopia André Viana, , explica que a moderna nutrição de aves exige que o nutricionista esteja abastecido do maior número de informações sobre as matérias primas que serão usadas nas formulações. “A premissa básica para uma boa formulação é conhecer o valor nutricional do ingrediente, geralmente obtido por métodos laboratoriais que envolvem análises químicas para determinar a sua composição bromatológica. Dentre estas análises, destaca-se a microscopia como ferramenta rápida e de baixo custo que pode proporciona ao nutricionista e aos setores de qualidade, informações que muitas vezes não se consegue obter com as análises tradicionais. A técnica de microscopia para análise de ingredientes exige, entretanto, conhecimento e treinamento e pode se constituir em uma das principais ferramentas de qualidade das empresas fabricantes de rações. Recomendo a todos os profissionais envolvidos com nutrição de aves e controle de qualidade a participarem deste workshop”, ressalta Viana.

Conferência FACTA 2016

A Conferência FACTA é um dos principais eventos técnicos da avicultura realizados no Brasil, irá ocorrer entre os dias 17 e 19 de maio, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP) e terá como tema a “Sustentabilidade na Avicultura”. Diversos profissionais do Brasil e exterior ministrão palestras em dois workshops e diversos painéis. O programa foi desenvolvido com base nos novos desafios enfrentados pela produção animal atual, que tem importante ênfase em eficiência produtiva e qualidade da carne, em decorrência de demandas de bem-estar animal (BEA) e de redução do seu impacto ambiental.

Para se inscrever na Conferência acesse www.facta.org.br/ conferencia2016.