Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nomeação

Presidente interino nomeia Maria Sílvia Bastos para presidência do BNDES

Maria Silvia é a primeira mulher a integrar o governo, após o anúncio de uma equipe ministerial composta apenas por homens.

Presidente interino nomeia Maria Sílvia Bastos para presidência do BNDES

Imagem reprodução/IGO presidente interino Michel Temer indicou a economista Maria Sílvia Bastos Marques para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no lugar de Luciano Coutinho.

Maria Silvia é a primeira mulher a integrar o governo, após o anúncio de uma equipe ministerial composta apenas por homens.

A informação foi confirmada há pouco pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. A economista presidiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) entre 1999 e 2002. Também foi secretária municipal de Fazenda do município do Rio de Janeiro de 1993 a 1996, na gestão do prefeito César Maia.

Maria Silvia também já presidiu o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) e coordenou a área externa da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. No BNDES, a economista já integrou a área financeira e internacional do banco.

Fundado em 1952, o BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do governo federal para o financiamento de longo prazo e investimento.

Indicação de Maria Sílvia para o BNDES divide economistas

O economista Cláudio Consídera, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), considerou “fantástica” a indicação de Maria Silvia Bastos Marques para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciada ontem (16/05) pela assessoria do Palácio do Planalto. Mas há opiniões divergentes a respeito da competência dela para o cargo. Já a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) aprovou a esolha e divulgou nota oficial a respeito.

Já o vice-diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renaut Michel, apesar de reconhecer que Maria Sílvia é uma “pessoa muito competente”, disse não saber se é adequada para presidir um banco de desenvolvimento. Considera que ela é habilitada para muitos cargos na área da economia, “como excelente economista”, mas, para a área de desenvolvimento, ele prefere esperar um pouco mais para dar uma opinião mais profunda.

O professor João Sicsú, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi categórico: “É um desastre”. Referiu-se não só à indicação de Maria Sílvia como a todas as ações tomadas pelo governo interino de Michel Temer. “Tudo é um desastre. Não só o BNDES”.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) recebeu com elogios a escolha da substituta de Luciano Coutinho na presidência do BNDES. O Sistema Firjan divulgou a seguinte nota a respeito da mudança no banco estatal: ” A escolha de Maria Sílvia Bastos Marques para a presidência do BNDES representa mais um grande acerto na formação da equipe do novo Governo. Além de uma importante trajetória no setor privado, nos anos 1990 ela foi assessora especial do Banco para assuntos de desestatização. E a venda de ativos públicos é uma iniciativa essencial dentro de uma nova política para a questão fiscal. Como alternativa ao aumento de impostos, permite a geração de receita de forma mais rápida e contribui para reduzir o desequilíbrio das contas públicas”.