Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Primeiro trator do mundo movido a biometano produzido com dejetos de animais agrada produtor

Granja paranaense testou e aprovou protótipo criado pela empresa New Holland 

Primeiro trator do mundo movido a biometano produzido com dejetos de animais agrada produtor

Granja Haacke foi a primeira na América Latina a receber o novo modelo que reduz em  80% a emissão de gases poluentes (Foto: Avicultura Industrial/Fernanda Oliva)

Atentos a necessidade do produtor de ser autossustentável, empresas de máquinas agrícolas começam a investir em equipamentos que atendam a demanda sustentável no campo. Recentemente a New Holland apresentou um protótipo do trator movido a biometano produzido a partir de dejetos de animais e uma granja paranaense foi a escolhida para testar o equipamento.  

Após um mês de testes no campo, o trator foi aprovado pelos produtores da Granja Haacke, em Santa Helena no Oeste do Paraná. “Como o biometano é produzido aqui fica muito mais fácil. E é um trator muito bom, gostoso e confortável. Acredito que vai ser um trator muito bom”, avaliou André Haacke. A propriedade é a primeira da América Latina a receber um dos cinco protótipos do novo trator existentes no mundo. 

A Granja Haacke foi escolhida para receber os primeiros testes pelo histórico sustentável. A propriedade, desde 2013 produz biogás para aproveitamento energético e em 2014 iniciou a produção do biometano em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás). Além de abastecer o trator e uma caminhonete, o biometano gerado no local atende a frota com 54 veículos da Itaipu Binacional. Somente em 2016 foram realizados 934 abastecimentos que disponibilizaram 8.656 m³ de biometano para a frota da hidrelétrica.

Capacidade

Com uma autonomia para aproximadamente seis horas de trabalho, o abastecimento a biometano garante uma economia de 40% em comparação ao diesel dizem os desenvolvedores. Outro diferencial é a redução da emissão de gases poluentes em 80%. A expectativa da empresa é que dentro de quatro anos o novo modelo já esteja disponível no mercado.

O diretor presidente do CIBiogás, Rodrigo Régis, destaca que os bons resultados comprovam a vocação do Oeste paranaense para a produção de biogás. “A nossa região não tem gás fóssil, mas tem o gás verde (produzido em biodigestores). Somente a produção do biometano da Granja poderia abastecer mais de 200 táxis de Foz do Iguaçu”, afirmou, acrescentado que o Paraná usa menos de 5% da capacidade de produção de biogás. “É um potencial fantástico.”

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro o protótipo ficará exposto no Show Rural,  em Cascavel (PR), no estande da Itaipu Binacional.