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Mato Grosso

Procon revela variação de 409,6% no preço do Frango Congelado

Dentre os alimentos pesquisados, o quilo do frango inteiro congelado apresentou a maior variação, chegando a 409,59% entre o estabelecimento mais caro e o mais barato, com variação de preço de R$ 4,69 a R$ 23,90 

Procon revela variação de 409,6% no preço do Frango Congelado

O Procon Estadual realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, o monitoramento de preços de produtos alimentícios em estabelecimentos comerciais de Cuiabá. O objetivo da pesquisa, realizada por amostragem, foi monitorar os preços do arroz, feijão (carioca e preto), óleo de soja, carne, frango e leite UHT (integral, desnatado, e zero/sem lactose), e comparar os valores cobrados por esses alimentos em diferentes supermercados e açougues da Capital.

No total, foram visitados 10 estabelecimentos e coletadas informações sobre 36 variedades de arroz, apresentadas em pacotes de 5kg; 18 marcas de feijão carioca e nove de feijão preto, em embalagem de 1kg; sete de óleo de soja, comercializadas em embalagens PET de 900ml; e nove marcas de frango inteiro congelado. Também foram verificados os valores de comercialização de oito cortes de carne bovina, ofertadas sem congelamento, com fracionamento a pedido do consumidor em açougue.

Em relação ao leite UHT, comercializado na embalagem de 1 litro, foram coletadas informações de 18 variedades do tipo integral, 13 do tipo desnatado e sete do tipo sem/zero lactose.

Dentre os alimentos pesquisados, o quilo do frango inteiro congelado apresentou a maior variação, chegando a 409,59% entre o estabelecimento mais caro e o mais barato, com variação de preço de R$ 4,69 a R$ 23,90 . Com relação à marca específica, o produto com maior diferenciação de preço nos estabelecimentos pesquisados é o leite UHT integral “Itambém D.E.Z” encontrado com variação de 83,84 %, podendo ser adquirido por valores entre R$ 4,89 e R$ 8,99.

O Gerente de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Ivo Vinícius Firmo, informa que nesse novo levantamento o Procon-MT avaliou a variação média do preço dos produtos pesquisado nas últimas quatro semanas. “Esse monitoramento serve para que o consumidor possa confirmar o que ele já vem percebendo a cada ida ao supermercado, reforçando a necessidade de pesquisar ainda mais os preços para garantir a economia no final do mês” explica.