Produção da Cobb-Vantress está alinhada à sustentabilidade

Companhia desenvolve aves que comem menos ração, bebem menos água e podem ser abatidas com menos dias.

Aves com alta conversão alimentar, excelente ganho de peso diário e que consomem menor quantidade de recursos para gerar a mesma quantidade de carne. Estes são os pilares da produção de aves pela Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de matrizes de frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola. Assim, oferecendo ao mercado,reprodutoras eficientes e que geram bons resultados a partir de uma quantidade cada vez menor de alimento, a empresa pretende contribuir cada vez mais para a sustentabilidade do planeta.

Em linhas gerais, a sustentabilidade pode ser entendida como o princípio que garante que os recursos naturais utilizados hoje não comprometerão a disponibilidade de recursos futuramente. Assim, quanto mais sustentável uma iniciativa for, menor quantidade de recursos ela deverá utilizar. A sustentabilidade no âmbito dos negócios têm ainda três pilares a contemplar: a viabilidade econômica, a questão ambiental e o aspecto social.

“A avicultura, como uma das atividades do agronegócio que mais consomem recursos, principalmente naturais, têm o dever de fazer a sua parte a fim de garantir a sustentabilidade do planeta”, afirma Jairo Arenazio, diretor-executivo da Cobb-Vantress para a América do Sul.

Como casa genética mais antiga do mundo e prestes a completar seu primeiro centenário em 2016, a Cobb tem como principal negócio o melhoramento genético de suas aves. Assim, com base em mais de 50 características diferentes, as aves com o pedigree da Cobb são selecionadas e reproduzidas, de forma a estender para toda progênie/cadeia características importantes que contribuem para a sustentabilidade, como maior rusticidade ao produto com melhor ganho de peso e menor conversao alimentar, todos os anos.

“Como selecionamos as aves para que a cada ano consumam menos alimento para produzir a mesma quantidade de carne, e desta forma, uma ave que consome menos, beberá menos água e produzirá menos resíduos sólidos e líquidos, podemos dizer que estamos dando nossa maior contribuição para a agenda global de sustentabilidade do planeta”, explica o executivo.

Assim, as aves produzidas crescem mais rápido e chegam ao peso de abate um dia mais rápido a cada ano. “Se as aves eram abatidas com 42 dias no ano passado ano, poderão ser abatidas com 41 dias este ano, com o mesmo peso, e assim sucessivamente. Para o produtor isso significa aumento de produtividade, já que ele pode iniciar um novo lote mais rapidamente”, explica Arenazio.

As aves Cobb aindaconvertem melhor o alimento a cada ano. Isto é, para produzir o mesmo quilo de carne,o frango consumirá, em média 30 gramas a menos de ração, a cada ano, para gerar um quilo de carne. Este fator contribui para a redução de custos na avicultura, já que a ração representa até 70% dos custos totais do produto final na avicultura.

“Apenas esse indicador pode trazer uma economia de até 2% por ano, resultado da melhora ou redução de custono valor final de um quilo do produto”, confirma o executivo.

Também, por consumir menor quantidade de raçãopara alcançar o mesmo peso final, a ave produzida pela empresa também consumirá em torno de 300ml a menos de água. Ao mesmo tempo, por consumir menos recursos, gera menor quantidade de resíduos, incluindo excretas líquidas e sólidas, que geralmente são reciclados ou absorvidos pelo ambiente. “Nossas aves também são mais resistentes a intempéries, o que garante ao produtor um menor risco ao investimento realizado na aquisição do frango”, afirma o diretor.

Segundo Jairo Arenazio, a Cobb possui um departamento responsável pela prática de todos os principais itens de biosseguridade e do cuidado com os animais, a fim de garantir a expressão natural do comportamento das aves. “Queremos evoluir respeitando a natureza destes animais. Hoje, temos uma consciência madura da importância de como tratar nossas aves e a Cobb está 100% imbuída na agenda global de sustentabilidade”, conclui o executivo.

Sobre a Cobb-Vantress Brasil

Desde 1916 em atividade e com sede na cidade de Siloam Springs, Arkansas, Estados Unidos, a Cobb-Vantress está presente há 20 anos no Brasil. Mais antiga companhia de genética avícola do mundo, é líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola. A sede brasileira esta localizada na cidade de Guapiaçu, no interior do estado de São Paulo, e conta com aproximadamente 670 colaboradores.