Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

México

Proibido no BR desde 2009, quase 2 mil cabeças de gado morrem pelo consumo de pollinaza, cama de frango intoxicada

O esterco de galinha é uma fonte de alimento para ruminantes amplamente utilizados no México. Alguns produtores perderam 100% de seu gado

Proibido no BR desde 2009, quase 2 mil cabeças de gado morrem pelo consumo de pollinaza, cama de frango intoxicada

Imagem: Elclarinete

A cidade de Cavillo, no México, presenciou a morte de quase 2 mil cabeças de gado causada pelo consumo de pollinaza – cama de frango intoxicada. Enquanto no Brasil essa prática é proibida desde 2009, o esterco de galinha ainda é uma fonte de alimento para ruminantes amplamente utilizados no México. Acredita-se ter sido distribuída a 140 toneladas deste produto.

Javier Nunez Luevano, prefeito de Calvillo, lamentou que até agora já são 1100 animais mortos por ter consumido a cama de frango. “Estamos muito preocupados com o que estamos vivendo esta semana. Desde que tivemos os primeiros relatos desta situação, estamos coordenando, em um esforço coletivo de governo e municipais para localizar os 60 produtores afetados”.

Enquanto o governo mexicano se movimenta para proibir o consumo de carne derivado de animais que consumiram esse tipo de alimento, a secretária de Governo tem entrado em contato com os matadouros para não receber essa carne. “Infelizmente, acreditamos que este mal vai durar de 10 a 12 dias, atingindo 2.000 cabeças de gado”, disse ele.

Acredita-se ter sido distribuída a 140 toneladas deste produto. O chefe do Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que um único produtor da capital perdeu 700 cabeças com o que os danos são milionários e chegar a cerca de 2 mil cabeças.

O esterco de galinha é uma fonte de alimento para ruminantes amplamente utilizados no México. A sua utilização está baseado no seu valor de proteína, embora também fornece uma quantidade aceitável de energia. O esterco de galinha é a excrementos de frangos de corte, que ocorre sempre misturado com o material usado como cama para frangos (serragem. Casca de arroz ou de soja, terra sabugo de milho, etc.). Outra esterco de galinha é excretada, que são os excrementos de galinhas poedeiras.

Imagem ilustrativa por Sílvio Ávila/MapaNo Brasil, o IMA, órgão veiculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atenta os produtores para que verifiquem, antes de alimentar seus animais com ração, concentrados e suplementos proteicos, se no rótulo destes produtos não se encontram os dizeres: “Uso proibido na alimentação de ruminantes”. Também é importante guardar os comprovantes e notas fiscais de aquisição de rações, concentrados, suplementos proteicos e também matérias-primas (caso a ração seja preparada na propriedade).