Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativismo

Projeto com Alemanha deve impulsionar ramo agropecuário no Brasil

Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) estão reunidos desde ontem, em Brasília

Projeto com Alemanha deve impulsionar ramo agropecuário no Brasil

Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) estão reunidos desde ontem, em Brasília, com representantes das organizações estaduais de São Paulo, Paraná e Espírito Santo além de cooperativas agropecuárias. O objetivo é a elaboração conjunta de ações que fortaleçam o Ramo Agro.

A reunião integra ao calendário do projeto de intercooperação Brasil-Alemanha que visa ao desenvolvimento sustentável das cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul, cujos representantes também participam do encontro com a DGRV e ADG.

Grupos de trabalho

A reunião de ontem contou com a participação de representantes do GT Consultoria Estratégica, responsável por fomentar a troca de dados, por meio do software GDA, entre unidades estaduais do RS, PR, SP, ES, MS e GO. O GT também deverá realizar eventos de capacitação de auditores internos baseada em riscos, assistência e planejamento estratégico.

Dentre as ações que já foram definidas para ocorrer nos próximos meses estão a realização de um seminário de autogestão e a identificação de indicadores estratégicos para cooperativas.

Hoje, a reunião entre alemães e brasileiros contou com a participação do GT Intercooperação Técnica e de Negócios, encarregado de realizar seminários com o objetivo de estimular a troca de experiências, intercooperação e fusões. A proposta inicial é a apresentação de casos de sucesso, seguida por rodadas de negócios que envolvam Brasil, Alemanha e Argentina, por exemplo.

Amanhã, a reunião será com os participantes do GT de Desenvolvimento de Recursos Humanos. A proposta é desenvolver um diagnóstico dos processos gerenciais para identificar as oportunidades de melhorias. Para isso, uma ferramenta que deverá ser utilizada é o PDGC. Além disso, a intenção é promover uma apropriação do conteúdo de programas de gestão e governança por técnicos de unidades estaduais e das cooperativas agropecuárias. Uma série de eventos deverá ser realizada a fim de estabelecer diretrizes de qualidade e padrões mínimos para capacitações.

Saiba mais

A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.

Dentre as impressões já apresentadas anteriormente estão, por exemplo, a necessidade de intercooperação entre as unidades avaliadas no projeto-piloto, com o intuito de trocar experiências para problemas e desafios comuns, já que cada estado possui soluções e alternativas importantes e que podem gerar uma padronização em processos de gestão e de produção, por exemplo.

Segundo a DGRV, em julho do ano que vem, uma nova reunião de avaliação será realizada com a intenção de definir a renovação, por três anos, da cooperação técnica.

Para Renato Nobile, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.

“Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, comenta o superintendente.