Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Propriedades rurais de Santa Helena (PR) se tornam autossuficientes em abastecimento de água

Com mais de 50km em redes de água e a perfuração de 54 poços artesianos, as propriedades se tornam autossuficientes no abastecimento

GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento de Santa Helena está buscando estruturar, manter e ampliar a produção agrícola e pecuária do município. Dentre os incentivos está o abastecimento de água. Com mais de 50km em redes de água e a perfuração de 54 poços artesianos, as propriedades se tornam autossuficientes no abastecimento.

 São beneficiados, principalmente, os produtores em avicultura, suinocultura e bovinocultura. Em algumas localidades havia problemas de abastecimento que perduravam há muitos anos, resolvidos em um programa que busca proporcionar maior comodidade aos produtores com vistas a estruturação da propriedade rural.

 Muitas redes foram ampliadas segundo o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Darinês Wilsmann, tendo em vista que, em algumas localidades rurais houve o aumento de famílias residentes.

 Conforme o prefeito, Jucerlei Sotoriva, paralelamente, diversos programas e ações são desenvolvidos, uma conjuntura que embasa o sistema produtivo. A construção de asfaltos, calçamentos e cascalhamentos faz parte do processo de manutenção das estradas.

 Como forma de suporte para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, foi feita a aquisição de maquinários para atender os produtores na construção de açudes, serviços de conservação de solo, limpeza de pastagens, terraplanagens para aviários e pocilgas.

A secretaria também instituiu os programas de, inseminação artificial, incentivos para materiais de construção, habitação rural e às agroindústrias.