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Capacitação

Qualificaves Postura Comercial discute estratégias para agregar valor ao ovo

Ao se pensar em agregação de valor nos ovos, deve-se ter em mente que este processo começa desde o início da vida ave, verificando o potencial das pintainhas, como também oferecendo uma alimentação de qualidade para os animais

Qualificaves Postura Comercial discute estratégias para agregar valor ao ovo

“Como agregar valor ao ovo e como produzir com qualidade?”, este foi o tema do segundo módulo do Programa Anual de Capacitação de Avicultores – Qualificaves Postura Comercial, realizado em Santa Maria de Jetibá, no dia 12 de maio. A palestra principal foi ministrada por Francisco Valdy Bedê, Médico Veterinário e Especialista em Avicultura da Fatec Indústria de Nutrição e Saúde Animal e diretor técnico da Associação de Avicultores Cearense. O encontro reuniu um total de 52 participantes.

O veterinário apontou que um dos primeiros passos que tendem a influenciar na qualidade do ovo é a evolução da “tecnificação” da produção. Ele lembra que há 18 anos esteve em Santa Maria de Jetibá para falar sobre automação de granjas, o que hoje já se tornou uma realidade na maior parte da produção do município. Outro aspecto muito importante diz respeito à biosseguridade no status sanitário. Neste contexto, é muito válido ter um controle de desinfecção onde devem ser respeitados os cuidados em relação à higiene daqueles que estarão adentrando às granjas.

Ao se pensar em agregação de valor nos ovos, deve-se ter em mente que este processo começa desde o início da vida ave, verificando o potencial das pintainhas, como também oferecendo uma alimentação de qualidade para os animais. “Na postura a ave é muito pequena, ela não possui área de reserva, e sendo assim, a alimentação adequada é muito importante, representando o primeiro termômetro da qualidade. Durante a alimentação das aves, para um total de 10 animais, o ideal é que 9 deles tenham ração no papo. Algo abaixo disso poderá interferir no resultado da qualidade das aves na idade produtiva”, afirmou Bedê.

Ele também aponta que aves abaixo do peso devem ser prontamente identificadas, através de uma comparação com o restante das aves no galpão e em seguida deve-se realizar um trabalho com objetivo de fazer com que esses animais atinjam maiores índices de produtividade.

Quanto à produtividade dos animais, o ideal é que cada ave possa produzir 360 ovos em um período de até 60 semanas. Este diagnóstico é importante para manter um índice de produtividade adequado.

Sobre a comercialização do ovo, Bedê acredita que os vendedores necessitam compreender melhor sobre os benefícios desta proteína. “É preciso investir em campanhas de publicidade que possam extrair o melhor da proteína. Paralelamente a isso, é importante unir as pessoas formadoras de opinião, como nutricionistas e médicos com o objetivo de estimular o consumo do ovo”, ponderou.

Para o médico veterinário da Coopeavi, Nielton Cezar Ton, “o momento foi importante esclarecer o produtor de que existem várias formas de agregar valor o ovo, principalmente, desenvolvendo de forma adequada os pilares da avicultura: manejo, sanidade, nutrição e ambiência, aumentando assim a rentabilidade do produtor”, comenta.