Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Quase um terço dos ovos de Israel são infectados com Salmonella

Pesquisa é baseada em uma inspeção realizada pelo ministério da agricultura de Israel entre junho de 2017 e abril de 2018

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

De acordo com um relatório do Ministério da Agricultura de Israel,  citado no jornal diário Yisrael Hayom, um alarmante percentual de 30% dos ovos do país está infectado com salmonela.

Os dados são baseados em uma inspeção realizada pelo ministério entre junho de 2017 e abril de 2018, que documentou que 10% dos ovos da galinha estão infectados. Essas aves foram destruídas como resultado. Um adicional de 4,4% das galinhas foi determinado para ter uma infecção ainda mais preocupante, uma estirpe de salmonela potencialmente ameaçadora da vida.

Para efeito de comparação, na Europa, a salmonela varia de 1% a 10% em ovos, significativamente menor que em Israel. Em 2016, o ministério informou que 3.198 pessoas foram diagnosticadas com salmonela.

Essas duras realidades levaram a um plano de cinco anos, que está em vigor para melhorar as condições de higiene nas cooperativas, um plano que custará NIS 340 milhões. Isso levaria as cooperativas israelenses ao padrão europeu, mas os proprietários e as cooperativas, que criam as galinhas, se recusam a aceitar o plano. Eles sentem que deveriam receber mais dinheiro do governo e, por enquanto, se recusam a assinar acordos para cooperar com o plano quinquenal.

Em um relatório muito desconfortável, o diretor-geral do Ministério da Saúde disse a Yisrael Hayom que, sabendo o que faz, ele não come ovos em Israel.