Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Ração Neonatal em Matriz de Corte

A ração neonatal com todos os seus conceitos e características vem sendo considerada como importante ferramenta de melhorias dos índices zootécnicos

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

Sabemos que o foco principal na recria de matrizes pesadas é a manutenção das boas uniformidades das aves durante essa fase da vida. Isso resulta em consequências benéficas na fase de produção, como uma melhor persistência de postura, ovos mais uniformes e de tamanho adequado, melhorias no índice de fertilidade, melhor viabilidade, e, aspecto de fundamental importância, a qualidade da progênie.

Para que as metas sejam alcançadas, é necessário priorizar a uniformidade de peso e conformação através dos trabalhos de manejo, promovendo as seleções preestabelecidas, assegurar as gramaturas e distribuição padronizada da ração desde o primeiro dia de vida e atentar à ambiência para as aves quando elas ainda não possuem o sistema termorregulador funcionando em sua plenitude.

Podemos considerar que uma boa uniformidade de peso e de conformação no final da quarta semana tem correlação positiva para o resto da vida, porém, para isso, é necessário entender que mesmo que se faça todo o trabalho padronizado, se a ração fornecida na primeira semana de vida das aves não tiver qualidade mínima, todo o trabalho poderá ser insuficiente para o ajuste.

É nessa fase que ganhos importantes do peso corporal são alcançados, podendo chegar a até 4 vezes o peso inicial. Nesse período também ocorrem importantes evoluções do trato gastrointestinal, inclusive com o crescimento gradual da digestibilidade dos alimentos da ração, o que é determinado pelas fontes de ingredientes disponíveis e que estimulam as produções de enzimas. Uma ração neonatal possui atributos para atender a todos esses conceitos, atuando por meio do processo de produção, a forma física apresentada e seleções das matérias-primas utilizadas.

Rações comerciais peletizadas trituradas são usadas por muitos matrizeiros no Brasil, apresentando resultados consistentes. As vantagens das empresas ao utilizarem a ração comercial é, já na primeira semana, alcançar altos índices de uniformidade e, nos machos, pesos mais adequados ao padrão. Além disso, a viabilidade na recria também é afetada positivamente, pois a eliminação de aves “refugos” é reduzida consideravelmente.

Destacamos abaixo as vantagens do fornecimento dessa ração, tanto para fêmeas quanto para machos reprodutores, em sua primeira semana de vida:

  •   Possui solução desenvolvida sobre a tecnologia da Nutrição de Precisão, na qual o conceito de nutrição de alto desempenho, aliado às Boas Práticas de Fabricação, asseguram resultados zootécnicos na primeira semana de vida, persistindo durante toda a fase de recria;

 

  •   Garante melhor digestibilidade da fração amido da dieta, melhor ingestão, menor seleção de partículas devido à pouca quantidade de finos.

 

  •   Impreterivelmente, os ingredientes que compõem a ração são selecionados após passarem por um rigoroso controle de qualidade, o que garante estabilidade em resultados e segurança alimentar.

 

  •   Otimização dos recursos da fábrica de rações devido a retirada de uma das fases alimentares das matrizes. Com isso, as empresas podem disponibilizar novas rações para as aves ou minimizar erros na fabricação das outras produzidas;

 

  •   Reduz a contaminação microbiana;

 

  •   Facilita o transporte e diminui o desperdício.

 

Em resumo, a utilização de uma ração neonatal com todos os seus conceitos e características para matrizes de corte vem sendo considerada como importante ferramenta de melhorias dos índices zootécnicos. Rações comerciais são utilizadas com esse intuito, e as empresas conseguem bons resultados com essa estratégia, configurando lotes mais uniformes, pesos mais adequados aos padrões das linhagens, reduções de manejos e, finalmente, índices reprodutivos mais equilibrados e qualidade da progênie.