Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Legislação

Responsabilidade técnica em produtos veterinários

O trabalho do Responsável Técnico é indispensável para garantir que empresas e funcionários que atuam neste ramo ajam de maneira adequada, protegendo a saúde dos consumidores e evitando autuações.

Responsabilidade técnica em produtos veterinários

A Escola Superior de Ética do CRMV-RS promove no próximo dia 20 um Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Avançado em Produtos Veterinários. Será na sede do Conselho, das 13h às 18h. O objetivo do evento é capacitar profissionais para atender este crescente mercado.  A venda de quaisquer produtos de uso veterinário como medicamentos, material de embelezamento e pesticidas é uma atividade que exige registro da empresa no Conselho Regional de Medicina Veterinária e a contratação de responsável técnico. Por se tratar de substâncias que podem provocar danos à saúde dos animais e também da população, a atenção às exigências legais é fundamental.

O trabalho do Responsável Técnico é indispensável para garantir que empresas e funcionários que atuam neste ramo ajam de maneira adequada, protegendo a saúde dos consumidores e evitando autuações. Para o coordenador de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS, Mateus Lange, o RT precisa estar ciente que, caso a empresa descumpra normas ou cometa irregularidades, é ele quem vai responder perante as autoridades e o Conselho. “Não trata-se apenas de assinar um documento. É preciso atuar na orientação dos estabelecimentos, garantindo uma atividade ética e eficiente”, afirma.

Uma das apresentações do seminário vai tratar sobre produtos veterinários controlados, como anabolizantes e entorpecentes. Este tema provoca muitas dúvidas dos profissionais sobre o modo de aquisição e prescrição.

Para participar do evento, que tem vagas limitadas, basta fazer a inscrição no site www.crmvrs.gov.br e, para o credenciamento, levar um quilo de ração que será doado para uma entidade de proteção de animais.