Agroindústria

Sadia lança plano de ações para manter preferência e liderança em Minas Gerais

Entre as iniciativas destacam-se o patrocínio aos principais festivais gastronômicos da região e ao Mercado Central de Belo Horizonte.

Sadia lança plano de ações para manter preferência e liderança em Minas Gerais

A Sadia, eleita a marca de alimentos preferida pelos mineiros*, aposta em uma plataforma de ações para reforçar sua presença em Minas Gerais. Pela primeira vez, a marca patrocinará os tradicionais festivais gastronômicos do Estado: o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o de maior destaque no Brasil, e o Fartura BH.

Em ambos os eventos, a marca contará com chefs parceiros que conduzirão aulas de gastronomia nos espaços exclusivos, além de experiências e tutoriais especiais para os convidados. Leonardo Paixão, ao lado de Ivo Faria em Tiradentes e de Fred Trindade em Belo Horizonte, irão preparar receitas exclusivas com produtos da marca, que poderão ser acompanhadas e degustadas pelos visitantes.

A marca patrocinará também o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte e as feiras gastronômicas Aproxima, que acontecem mensalmente no estacionamento do mercado e em praças da cidade, com o chef Jaime Solares. No mapa do mercado serão identificados os boxes que vendem produtos da marca e, em parceria com eles, a Sadia entregará convites para as feiras, por meio de ação “compre e ganhe” com produtos da marca.

“O mercado mineiro é extremamente relevante e cada vez mais competitivo. Por isso, é essencial trabalhar nossas categorias mais estratégicas, como frios (tradicionais e especiais), carne de peru, frango à passarinho e carne suína in natura – mesmo para uma marca líder”, ressalta Andrea Salzano, diretora de marketing de Sadia.

Em algumas categorias, a liderança é ainda mais expressiva, como em peito de peru (com 71% da preferência do mercado), lasanha congelada (63%), presunto (52%), linguiças e frango congelado (ambos com 48%) e ainda nos de mortadela e salsicha (com 43% dos votos em cada).

Parceria
Além disso, Sadia e Ambev prepararam a promoção Melhor Pedida Frango à Passarinho e oferecem aos consumidores um combo com opções de tira-gosto à base de frango à passarinho, desenvolvidas por bares de Belo Horizonte, acompanhadas de cervejas da marca. Os interessados poderão consultar e fazer suas reservas no aplicativo Pedida de Hoje.

Para fechar a série de iniciativas, a Sadia realizará a Rota Lek Trek e levará seu famoso mascote aos pontos de vendas dos clientes da cidade de Belo Horizonte. Durante a visita, os consumidores que adquirirem produtos da marca poderão degustar outros itens do portfólio e ganhar uma foto impressa com o mascote.

“A diversidade cultural de Minas Gerais é um dos patrimônios mais importantes do Brasil. É um Estado que soube usar todas as suas influências para atrair olhares para a região, o que resultou na produção de uma sociedade autêntica nas suas manifestações e expressões culturais, inclusive gastronômica”, ressalta Andrea.

Sobre o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
 O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE. Em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Hoje, Tiradentes possui 7 restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do País, ocupando, junto com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados.

Em 2014 o evento contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia que juntos foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, entre aulas, jantares e restaurantes na praça, espaços de exposição e comercialização de produtos, além de 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade. O festival já recebeu – desde o início – chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos.
O festival integra o portfólio de eventos realizado pelo Projeto Fartura.

Sobre o Projeto Fartura
O Projeto Fartura, que inclui o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo é a base de informações para a realização dos demais eventos, Festival Fartura BH e Festival Fartura Fortaleza, e para composição dos canais de comunicação: web séries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que torna Projeto Fartura o principal projeto de gastronomia em desenvolvimento no país. Fortaleza foi a primeira cidade a receber o Fartura em 2015. Em três dias, oito mil pessoas passaram pelo evento e puderam conferir uma intensa programação gastronômica, musical e cultural, onde os visitantes degustaram menus especiais produzidos para o festival e feitos com ingredientes tipicamente brasileiros.
O Festival Fartura BH acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de outubro.

Sobre o Projeto Aproxima
Idealizado pelo chef Eduardo Maya, o Projeto Aproxima tem o objetivo de elevar o status e valorizar a gastronomia mineira como a mais rica do Brasil. O projeto é dividido em etapas, uma delas é a Feirinha Aproxima, realizada no primeiro sábado de cada mês, em diferentes pontos de Belo Horizonte, que traz a cada edição 30 novas barraquinhas com foco especial nos produtores mineiros. Outra etapa é a Feira Gastronômica Mercado Central – Aproxima, evento noturno que acontece no estacionamento do Mercado Central, toda terceira sexta-feira de cada mês. Além disso, anualmente é realizado o Circuito Gastronômico Aproxima, quem nos meses de junho de 2014 e 2015 reuniu 80 estabelecimentos, entre restaurantes, cafés quitandas, pizzarias, hamburguerias e sorveterias, cada um com um prato elaborado especialmente para o evento com ingredientes mineiros. Por fim, será realizado também o Estação Aproxima, que promete levar o público de BH a uma imersão na gastronomia mineira.
*Ipsos Tracking de Marca e Comunicação; Março 2015