Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Imea

Safra de milho em MT deve ter prejuízo de 7 milhões de toneladas, diz Imea

Produtividade média do grão em 2016 foi de 74 sacas por hectare. Falta de chuva e clima seco são apontados como fator para a queda

Safra de milho em MT deve ter prejuízo de 7 milhões de toneladas, diz Imea

A safra 2015/2016 deve sofrer prejuízo de 7,2 milhões de toneladas, se comparada à última safra. Os dados são de um levantamento feito pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuário (Imea). A produtividade média do grão em 2016, segundo o órgão, ficou em 74 sacas por hectare, número quase 32% a menos a safra 2014/2015, quando a produtividade foi de 18 sacas por hectare.

De acordo com o Imea, o prejuízo financeiro com baixa produtividade da nova safra pode chegar a R$ 2,4 bilhões. A falta de chuva nas áreas cultivadas com o grão é apontada como principal fator para queda na produção.

Para a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), o clima seco e as temperaturas elevadas não foram favoráveis ao cultivo do grão.

Apesar do baixo desempenho, a safra de 2016 bateu recorde em área cultivada e evitou que a queda fosse ainda maior. Neste ano, foram plantadas mais de 4,2 milhões de hectares de milho emMato Grosso. O problema é que muitas dessas plantações não produziram o mínimo para pagar a colheita e chegaram a ser abandonadas.