Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Política

Santa Catarina reporta a novo ministro preocupação com agricultura familiar

Santa Catarina e outros nove estados apresentam propostas para novo ministro da Agricultura

Santa Catarina reporta a novo ministro preocupação com agricultura familiar

Secretários de Agricultura de 10 estados e do Distrito Federal estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (18/05) com o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em Brasília. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, uma das maiores preocupações está voltada à agricultura familiar. A área não deve ter apenas enfoque social, mas também produtivo – o que seria uma atribuição do Ministério da Agricultura. O entendimento é que a fusão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pode prejudicar a agricultura familiar já que todas as políticas agora estão no Ministério da Agricultura (Mapa). “Em Santa Catarina, 90% de todos os agricultores são da agricultura familiar, são eles que fazem do nosso estado um dos maiores produtores de alimentos do país”, enfatiza.

O secretário catarinense, junto com os representantes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul também entregaram um documento com sugestões para aprimorar a estrutura e as políticas públicas voltadas para o setor agropecuário. Entre elas o fortalecimento dos serviços de defesa sanitária, assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária com uma maior participação do Governo Federal nos financiamentos dessas políticas executadas pelos Estados.

O grupo também pediu o fortalecimento das políticas de irrigação e florestas plantadas, conservação do solo e infraestrutura rural, além do treinamento de fiscais federais agropecuários pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro). Por causa das perdas agrícolas na safra atual de grãos, também foi defendida a renegociação das dívidas de custeio e investimento dos produtores com as instituições financeiras.

O ministro enalteceu o interesse dos secretários e manifestou total apoio a pauta de reivindicações. “Vamos tentar fazer o sistema mais eficaz, fazer mais com menos e o Mapa tem que agilizar essas negociações”, afirma. Blairo Maggi também explicou que pretende investir na piscicultura como uma das principais atividades da agricultura familiar. “Nunca concordei com a divisão de agricultores em pequenos, médios e grandes, enfim so todos agricultores”, comenta.

 Participaram da reunião os secretários de Agricultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito