Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli

São Bento do Una realiza 19ª edição da Corrida da Galinha

Município pernambucano considerado como um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste lança sua tradicional festa com competições, shows e atividades culturais, de 01 a 07 de agosto

São Bento do Una realiza 19ª edição da Corrida da Galinha

Uma das maiores festas do agreste pernambucano está com datas definidas. É a 19ª edição da Corrida da Galinha, que será realizada de 01 a 07 de agosto, no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O evento, criado em 1992 por um grupo de amigos, encabeçados pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, foi inspirado na fama do município que é considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste.

Joseildo Medeiros, secretário de Cultura de São Bento do Una (PE), fala à TV Gessulli sobre a Corrida da Galinha de 2016 que irá agregar pela primeira vez apresentar um evento técnico de avicultura. Assista:

Trazendo o tema “No galinhódromo, somos todos Olim…piadas”, a 19ª edição do evento apresenta uma programação intensa com shows, atividades culturais, exposições, simpósios e as famosas e irreverentes competições, ponto alto da festa. A grande novidade esse ano é a 1ª Feira da Avicultura. Com o tema “Os Desafios dos Criadores de Aves e as Soluções para Melhorar a Produção”, a feira traz, de 03 a 06 de agosto, simpósios e exposições com diversos temas da área. Estudiosos da agricultura, produtores de toda a região e fornecedores estarão reunidos no local. No último dia da feira, 06 de agosto, de 8h30 às 16h, um Simpósio sobre Coturnicultura do Nordeste será realizado abordando todas as etapas e particularidades da criação de codornas. Toda a programação será no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo.

Para ver de perto esse evento tão original, a cada edição a cidade foi recebendo mais visitantes de todo o Brasil para esse evento que é motivo de orgulho para o município. Neste ano, a expectativa da organização é que 200 mil pessoas circulem pelos sete dias da Corrida da Galinha. O maior evento da cidade e um dos maiores do interior de Pernambuco gera mais de 2.500 empregos, entre diretos e indiretos. A 19ª edição da Corrida da Galinha vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU. O evento é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, com produção da Secretaria de Cultura e Esportes.

As tão aguardadas competições da Corrida da Galinha são realizadas em uma pista de circuito fechado, chamada de Galinhódromo, com uma arena de capacidade para 5 mil pessoas. Como uma espécie de paródia da Fórmula 1, a Corrida da Galinha apresenta os ícones do circuito automobilístico, com direto a prêmios para os três primeiros e último lugares. O Galinhódromo tem 85 metros de extensão, sendo protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas “máquinas voadoras”.

A estrutura ainda conta com o espaço “Pinto stop”; e a Torre de Comando onde é feita a transmissão da corrida com narração exclusiva do Galão Bueno e respectivos comentaristas. As brincadeiras são divididas em categorias que incluem corridas, competição para quem come mais rápido, concurso de fantasia e imitações. As inscrições para participar das brincadeiras são gratuitas e feitas no local.

Além da competição, a Corrida da Galinha também terá um Polo de Artesanato com mais de 15 barracas voltadas para a venda e exposição de produtos da região, e o Polo Grastronômico, com barracas vendendo comidas feitas com galinha e derivados. Haverá também o Ninho do Conhecimento, ação realizada pela Secretaria de Educação, dentro do Galinhódromo. A ação consiste na realização de provas e brincadeiras com alunos da rede municipal, estadual e privada de educação. Durante os dias da festa, o terreiro cultural será aberto para várias oficinas, entre teatro, circo, dança e pintura. A estrutura do evento também conta com um parque de diversões e estacionamento.

A programação da Corrida da Galinha também conta com shows gratuitos. No palco principal subirão grandes atrações, como Gabriel Diniz, Saia Rodada, Fulô de Mandacaru e Asas da América. Toda a programação com horários e atrações serão divulgados em breve. Haverá ainda camarote para quem quiser curtir a festa com mais conforto. É o Planeta Galo, que trazendo também uma programação para fazer uma festa à parte, incluindo shows de Dorgival Dantas (na sexta), Vum Bora (sábado) e Luan Estilizado (domingo). O ingresso casadinha para os três dias do Planeta Galo está por R$ 120. Completando a programação musical, haverá ainda o Terreiro Cultural, com apresentações de artistas conterrâneos. Mais informações: (81) 3735.1027

São Bento do Una 

Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 6 milhões de ovos por dia e mais de 60 mil quilos de frango para abate por semana.

Serviço 
19ª Corrida da Galinha
Quando: de 01 a 07 de agosto de 2016
Onde: Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo- São Bento do Una – PE
Gratuito
Informações: (81) 3735.1027