Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

Sebrae e Aurora Alimentos formalizam nacionalização do "Encadeamento Produtivo"

Considerado sucesso em Santa Catarina, programa agora atende os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul

Sebrae e Aurora Alimentos formalizam nacionalização do "Encadeamento Produtivo"

Após uma história vitoriosa, o programa “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” ganhou amplitude nacional neste ano. A formalização do convênio que, além de Santa Catarina agora contempla o Rio Grande do Sul, o Paraná e o Mato Grosso do Sul, está programada para a terça-feira (19), às 11 horas, na sede da Aurora matriz, em Chapecó.   

O evento contará com a presença da presidente do Sebrae Nacional Heloísa Guimarães de Menezes, dos diretores do Sebrae Santa Catarina Anacleto Ortigara (diretor técnico) e Sérgio Cardoso (administração e finanças) de  diretores  e gerentes do Sebrae dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Da Cooperativa Central Aurora Alimentos, participarão o presidente Mário Lanznaster, o vice Neivor Canton e o diretor de agropecuária Marcos Antonio Zordan, além dos presidentes das Cooperativas parceiras do projeto em âmbito nacional.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae: suínos, aves e leite” é desenvolvido  em Santa Catarina com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Cooper Campos. No Rio Grande do Sul, já conta com a parceria da Alfa, A1 e Copérdia, e os parceiros do SICREDI/RS. No Paraná, podem participar as cooperativas Alfa, Copérdia, Camisc, Cocari, e no Mato Grosso da Sul, Coasgo e Alfa. No RS e MS, o programa também ocorrerá por meio das parcerias dos Estados e sob a coordenação das unidades federativas do Sistema Sebrae.

O Encadeamento Produtivo do agronegócio tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. Os ganhos de produtividade, qualidade, entre outros foram aspectos que motivaram a expansão para o PR, RS e MS. “A expectativa é muito grande com a nacionalização deste projeto no qual a propriedade rural é vista como uma empresa, levando aos empresários, técnicas de gestão, inteligência em negócios, trabalho em rede, tendo em vista a melhoria do desempenho em toda a cadeia”, destaca Renato Perlingeiro Salles Junior, coordenador do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo do Sebrae Nacional.

As soluções do Sistema Sebrae que fazem parte do Encadeamento Produtivo contemplam os seguintes programas No Campo Fase I – De Olho na Qualidade, No campo Fase II – Gestão da Qualidade, Times da Excelência, Sustentabilidade Aplicada a Empresas Rurais e consultorias tecnológicas. Os programas de qualidade são desenvolvidos há aproximadamente duas décadas.

“A evolução ao longo deste período é expressiva. O planejamento, a melhoria da gestão, a implantação de novas tecnologias de produção e processos inovadores permitiram a elevação do grau de competitividade das cadeias de suínos, aves, leite e complementares. Isso acontece porque houve incorporação de boas práticas de gestão empresarial no campo e aplicação das tecnologias e desenvolvimento dos padrões necessários para atender as demandas de mercado”, observa o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani. Segundo ele, a parceria com a Aurora Alimentos proporciona o acesso dos pequenos negócios aos mercados mais competitivos e demonstra oportunidades importantes, além de ser referência para o País.

O gerente adjunto da Unidade de Atendimento Agronegócios do Sebrae Nacional, Gustavo Reis Melo, realça que o Sebrae tem orgulho em estar junto com a Aurora Alimentos e demais parceiros no Encadeamento Produtivo – projeto que apresenta resultados exitosos. “A ideia é levar essa expertise para outros Estados de acordo com o segmento de cada cooperativa. Isso gerará ganhos na cadeia produtiva inteira, pois trabalha também o empreendedorismo no campo. Entre os resultados estão o fornecimento de produtos com maior qualidade para o consumidor final”.

O vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, menciona a importante parceria do Sebrae que, conhecendo o sucesso das ações, transformou neste ano o programa em uma iniciativa nacional. Segundo ele, a expansão aos demais Estados é fundamental para elevar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio, tornando-a excelência em todos os locais por onde o Encadeamento Produtivo passa.