Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativismo

Sebrae/SC, Aurora e cooperativas planejam ações do Projeto Encadeamento Produtivo

Considerado o maior projeto voltado ao agronegócio do país, a iniciativa catarinense tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos

Sebrae/SC, Aurora e cooperativas planejam ações do Projeto Encadeamento Produtivo

 

A Governança do “Encadeamento Produtivo: Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, formada por representantes das entidades e cooperativas, esteve reunida nesta semana, para o planejamento das ações deste ano e discussão de um novo convênio que visa tornar o programa nacional a partir do ano que vem. Considerado o maior projeto voltado ao agronegócio do país, a iniciativa catarinense tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos.

A pauta incluiu o planejamento do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista, que será promovido no dia 8 de julho, e o desenvolvimento de um novo projeto para que a iniciativa se torne nacional a partir de 2018, o que resultou na confirmação de uma reunião da Aurora com o Sebrae de Santa Catarina e Nacional, no próximo dia 14 de março, para discutir e alinhar o assunto. “O projeto é referência no agronegócio e, por isso, o objetivo é atender aos demais Estados que têm cooperativas”, assinalou a gestora estadual do Encadeamento Produtivo no Sebrae/SC, Josiane Minuzzi.

Ao mencionar a importância da expansão do projeto aos demais Estados, o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, realçou que o programa se solidificou e tem reconhecida utilidade aos produtores rurais e, desde 2013, aos fornecedores da área urbana. “Os resultados são animadores por podermos desenvolver de maneira adequada a todos os fornecedores. Importante ressaltar que o projeto vem se constituindo em ferramenta decisiva para novas práticas e para que empresários rurais e urbanos se mantenham na atividade”. 

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatizou que o sucesso do projeto em Santa Catarina tem relação direta com os programas De Olho na Qualidade, QT Rural e Times de Excelência que contemplam o Encadeamento, bem como o compromisso das cooperativas. “Expandir o projeto aos demais Estados será essencial para ampliar a excelência nos empreendimentos rurais e nas empresas urbanas que integram a cadeia produtiva”.

A reunião também contou com a participação do coordenador dos programas de qualidade na Cooperativa Central Aurora Alimentos, Joel Pinto, a analista técnica do Sebrae/SC, Joselita Tedesco Zanella, a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira, e representantes das cooperativas parceiras.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

Destinado às pequenas e médias empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas, o Encadeamento é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” é desenvolvido com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS.