Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Secretário de Agricultura ressalta o protagonismo do agronegócio paulista

Para o titular da Pasta, o Estado de São Paulo tem exercido um importante protagonismo na tomada de decisões e na produção de conhecimentos para o setor agropecuário.

Secretário de Agricultura ressalta o protagonismo do agronegócio paulista

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou, durante a realização do “Café Setorial de Agronegócios” da Câmara Americana de Comércio (Amcham), de Ribeirão Preto, no dia 16 de março de 2016, que apesar da crise econômica e diversos fatores que atualmente têm causado incertezas sobre o futuro, “não há dúvidas de que o País tem as condições estruturais e mais determinantes para a retomada do crescimento econômico. E o agronegócio exerce um papel fundamental neste sentido”. Para o titular da Pasta, o Estado de São Paulo tem exercido um importante protagonismo na tomada de decisões e na produção de conhecimentos para o setor agropecuário.

“O agronegócio não é produção, mas sim, uma cadeia pensada de forma integrada. Não é negócio para amadores, mas de profissionais, de especialização crescente e desafios de inovação. Nossa missão, como poder público é criar as condições para que essas circunstâncias possam se desenvolver, seja por meio de parcerias ou programas de financiamento voltados também à complementaridade da pequena propriedade, como é o caso de mais de 80% das propriedades da região”, continuou.

Arnaldo Jardim comentou ainda sobre a importância da região de Ribeirão Preto para o cenário agropecuário paulista, especialmente devido à proximidade da realização da Agrishow. “Esse grande evento tem se configurado como um espaço de demonstração de equipamentos e insumos agropecuários e um sinal de modernidade e inovação cuja filosofia repercute em outras feiras que são realizadas no País”, disse. “Mais de 90% da área do evento já foi comercializada e as 11.600 vagas de hospedagem, distribuídas em 65 hotéis da região já estão preenchidas para recepcionar os visitantes da feira”, complementou.

O secretário destacou ainda que a economia brasileira reage aos artificialismos impostos, como no caso do preço dos combustíveis em 2015. “A região de Ribeirão Preto também sentiu o impacto da crise no setor da cana-de-açúcar, na qual 70 usinas foram fechadas e outras 70 passam por processo de recuperação judicial, fazendo o setor patinar de forma dramática e gerando uma reação em cadeia. No ano passado, algumas empresas que tinham saúde financeira começaram a operar novamente “no azul”, mas não ainda a ponto de fazer novos investimentos”, afirmou. Leia na íntegra