Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

Segundo Mapa, maioria dos mercados suspendeu restrições à carne brasileira

Ainda há alguns mercados fechados no Caribe, mas, ontem, a Jamaica também reabriu 

Segundo Mapa, maioria dos mercados suspendeu restrições à carne brasileira

De acordo com o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Brasil já conseguiu reabrir a maioria dos mercados que havia imposto restrições às carnes brasileiras. A declaração foi feita  no encerramento da XXXIII Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Buenos Aires. Na Argentina, Blairo Maggi reuniu-se com ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

“Ainda há alguns mercados fechados no Caribe, mas, ontem, a Jamaica também reabriu e, em seguida, Barbados fez o mesmo”, comentou o ministro. “Assim, sucessivamente, vão sendo retiradas as últimas restrições”, acrescentou, ressaltando que a investigação é sobre condutas de pessoas e não sobre a qualidade das carnes brasileiras. Maggi reafirmou que houve equívoco na forma de divulgação da operação e lembrou que o Ministério da Agricultura enviou aos mercados todos os esclarecimentos solicitados, sempre com muita transparência. “O Brasil deu as devidas explicações não só aqui no CAS, mas no mundo inteiro.”

Maggi destacou ainda que o Brasil compreende a preocupação no mercado internacional. “Todos os países importadores têm o direito de ser mais seletivos e investigativos, para ter mais certeza sobre o que estão recebendo. Não reclamamos disso, porque cada país deve manter a sua legislação e a sua segurança.”