Espírito Santo

Semana Tecnológica do Agronegócio começa com várias novidades

O evento que começou hoje (17) vai até o próximo sábado com entrada gratuita para produtores rurais

A quinta edição da Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) começou nesta quarta-feira (17/08) e apresenta diversas novidades para os produtores rurais capixabas. O evento que foi criado para difundir o conhecimento, mas também se transformou em um importante lugar para fechar negócios, hoje é a maior feira do agronegócio cooperativista do Espírito Santo.

Uma das principais novidades deste ano é a apresentação de painéis com trabalhos técnicos/científicos, produzidos por estudantes, pesquisadores e profissionais atuantes no campo. A organização da feira recebeu diversos trabalhos e classificou onze para serem apresentados durante o evento. “Essa é uma iniciativa para aproximar o conteúdo acadêmico do homem do campo, com uma linguagem mais simples estamos compartilhando conhecimento”, afirma o presidente da Comissão Científica da STA, o Dr. José Roberto Gonçalves.

Os workshops teóricos e práticos são outras iniciativas para estreitar o conhecimento do dia-a-dia do produtor rural. O primeiro, tratou sobre a automação em irrigação de forma simples e eficiente para o cotidiano rural.

“Hoje nós temos diversos equipamentos que atendem de pequenos a grandes produtores rurais. Esses processos de irrigação acontecem de forma autônoma, ou seja, dispensa a intervenção humana, além de utilizar a água de maneira equilibrada e personalizada para cada tipo de plantação”, disse Zenilton Brito, engenheiro de aplicação da Azud.

Além disso, a Semana Tecnológica do Agronegócio deste ano terá exposição de animais, premiação do concurso de qualidade de café, eleição do melhor ovo do Espírito Santo, a presença de palestrantes como o professor Carlos Alberto Júlio, senador Álvaro Dias, entre outras atrações.

Facilidade em realização de negócios

Quem deu a largada e fechou o primeiro negócio na Semana Tecnológica do Agronegócio foi o casal de produtores rurais Teresinha Comper Lima e José Jorge Lima, que adquiriu insumos agrícolas para a propriedade em Rio Santinho, no município de Santa Teresa. O ambiente facilitador para negociações, juros atrativos e rapidez para fechar contratos foram pontos fundamentais para que os clientes saíssem da feira satisfeitos, segundo a gerente da agência Sicoob de Santa Teresa, Liliane Perini.

“Se esse casal não estivesse na feira, essa negociação duraria em torno de 10 dias pelo menos, pois seria necessária a apresentação da proposta, a espera pela aprovação e alguns outros trâmites. Aqui, eles gastaram cerca de 15 minutos”, explica a gerente.

Os juros Pronaf de 5,5% ao ano também é um atrativo para os produtores rurais, que encontram na feira possibilidade de negociação mais ampla. Mas tudo isso só está começando… ao longo dos próximos dias, a expectativa é que mais de 21 milhões de reais em negócios sejam fechados.