Comércio

SIAL Paris gera expectativa de US$ 350 milhões para agroindústrias

17 agroindústrias produtoras e exportadoras participaram da ação organizada pela ABPA, entre elas, GT Foods e JBS

SIAL Paris gera expectativa de US$ 350 milhões para agroindústrias

Encerrada, na França, a SIAL Paris (Salon International de l’Alimentation, em francês) gerou grandes negócios para os 17 agroindústrias que participaram da ação organizada pelo Brasil na maior feira de alimentação do mundo, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante os cinco dias de evento foram realizados mais de US$ 32 milhões em vendas diretas para importadores da Europa, Ásia e África, além da expectativa de US$ 350 milhões em vendas nos próximos 12 meses, a partir dos contatos feitos diretamente com importadores desses continentes.

Ao todo, mais de 4 mil visitantes estiveram no espaço da avicultura e da suinocultura do Brasil durante os dias da feira. Além de potenciais clientes e compradores, jornalistas e representantes de associações de clientes estiveram no espaço.

Dentre as empresas brasileiras presentes no evento, a Saudali era a única em sua primeira participação na feira. Conforme Weber Vaz de Melo, gerente comercial da empresa, a estratégia inicial era de estabelecer contatos, mas até mesmo negócios foram fechados durante o evento.

“Foi nossa primeira experiência e realmente surpreendeu. Foi importante para diversas finalidades: atualização de preços, conquista de novos mercados que não conhecíamos. Chegamos a novas conclusões que deverão mudar nossas estratégias de trabalho com o conhecimento que adquirimos nesta feira, como a adoção de novas certificações e outros padrões de produtos e preços. A participação na SIAL trouxe um amadurecimento enorme para nós.  Nossa empresa tem porte médio, é nova no mercado e aprendemos muito nestes dias de SIAL”, disse.

Outro caso de sucesso foi da Alliz (Zanchetta Alimentos. De acordo com o gerente de exportação da empresa, Walmor Koller, a ação no SIAL Paris deverá influenciar os negócios nos próximos meses.

“Foi muito importante. Nosso estande estava fantástico, um dos melhores que já vi. A nós vieram contatos estritamente interessados em fazer negócios. Desde o primeiro dia foi surpreendente. Havia clientes nossos que não nos conheciam e agora pudemos realizar um contato e um relacionamento comercial ainda mais sólido. Existe muita demanda e vontade de comprar”, explica.

17 agroindústrias produtoras e exportadoras participaram da ação organizada pela ABPA numa das maiores feiras de alimentação e bebidas do mundo. São elas: SSA, C Vale, Copacol, Lar, Zanchetta, Coasul, GT Foods, Guibon, Vibra, Bonasa, Saudali, Cosuel, Alibem, Pif Paf, Larissa, Integra e JBS.