Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Sistema Blue House melhora produtividade em granjas

O sistema melhora o desempenho das aves e diminui os custos com mão de obra

Sistema Blue House melhora produtividade em granjas

Com cerca de 95 mil frangos em cinco aviários na cidade de Holambra, o avicultor Edson Bassi investiu pesado na precisão e conseguiu reduzir 200 gramas de ração por cada cabeça de frango, gerando economia ao final de cada mês.Dos cinco aviários de Edson, três são no modo convencional, com ventiladores e exaustores ligados manualmente, e outros dois no modelo Blue House, que permite abrigar até 30 mil aves em cada e ainda reduzir os custos.

“Nesses galpões, para um frango atingir 1 quilo de carne, ele consome 1,6 quilo de ração. Em contrapartida, nos outros galpões, são entregues cerca de 1,750 quilo por ave, que tem um melhor rendimento e, consequentemente, vai dar uma melhor conversão e remuneração”, disse Edson.

O equipamento responsável em fazer o controle aviário conta com uma série de programações de temperatura, utilizada de acordo com a idade das aves. Com 15 dias, por exemplo, a temperatura ideal é de 26°C.

A incidência solar é controlada com as lonas azuis nas laterais, isso porque a claridade acaba agitando as aves e, quanto mais calmo o ambiente, menos energia os frangos gastam e, consequentemente, mais eles crescem. A redução de custos com mão de obra é outro ponto positivo. Basta ter um funcionário capacitado a mexer no equipamento, pois ele não precisa estar presente o tempo todo. 

O sistema Blue House é ideal para regiões que sofrem com mudanças de temperaturas, mas o investimento não é baixo. Edson, por exemplo, aplicou em torno de R$ 800 mil quando instalou os dois alojamentos há 5 anos. Por isso, planejamento é a palavra de ordem, principalmente porque o retorno financeiro não é rápido.