Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

SP corta isenção de ICMS sobre as carnes e preços podem subir até 8% nos supermercados

Benefício era concedido ao setor desde 2009; preços podem subir até 8% nos supermercados

SP corta isenção de ICMS sobre as carnes e preços podem subir até 8% nos supermercados

Os preços das carnes no varejo de São Paulo vão ficar mais altos a partir de abril. O governo do estado anunciou que vai retirar a isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) que beneficiava o setor desde 2009.

A partir de abril, o ICMS volta a incidir sobre essa categoria de produtos ­ carnes de aves, suína e bovina ­ com alíquota de 11%. Segundo o Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo, a mudança pode elevar os preços das carnes em até 8% na gôndola do supermercado.

A notícia não foi bem recebida pelo setor e analistas econômicos, porque pode reduzir ainda mais o poder de compra do consumidor paulista, além de contribuir com a alta na inflação.

Anunciada pelo governador Geraldo Alckmin no fim do ano passado, a medida faz parte de uma política de revisão de incentivos fiscais que o governo de São Paulo está fazendo em diversos setores para sanar o déficit nas contas públicas. Só entre janeiro a novembro de 2016, a arrecadação de ICMS, segundo o governo, encolheu mais de 8% se comparada ao mesmo período de 2015.