Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Surto de gripe aviária chega à principal região produtora de frangos em Camarões

Mais de 1.500 aves morreram na semana passada nas cidades de Bafoussam e Bayangam após infecção pelo H5N1

Surto de gripe aviária chega à principal região produtora de frangos em Camarões

O surto de gripe aviária em Camarões, inicialmente relatado apenas nos arredores da capital do país, Iaundé, se espalhou e chegou à principal região produtora de carne de frango no país, informou um representante do governo. Ontem foram confirmadas quase 2 mil aves mortas pelo vírus H5N1 na região oeste do país.

“Mais de 1.500 aves morreram na semana passada nas cidades de Bafoussam e Bayangam. Amostras testadas em laboratórios veterinários apontaram para infecção pelo H5N1”, disse o governador de West Region, Awa Fonka.

O governador afirmou que está dialogando com donos de granjas e traçando um plano para combater o avanço da doença. Entre as medidas que deverão ser implementadas estão o banimento das vendas e consumo de carne de frango, sacrifício e incineração dos animais na província.

Na semana passada, foi lançada pelo governo uma campanha de três meses para confisco e destruição de dezenas de milhares de aves, em resposta ao surto que matou mais de 1 mil aves numa granja próxima a Iaundé, na região central do país.

Com a ajuda de especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), mercados de aves estão sendo desinfetados para erradicar o vírus. Existe o temor de que o surte se espalhe para outros países na África Central e Ocidental.

Camarões impôs restrições no dia em que o surto de H5N1 foi confirmado. Com uma produção de 50 milhões de frangos por ano, o país é grande fornecedor de países vizinhos como Sudão, República da África Central e Chade. Na semana passada, o Gabão suspendeu a importação da carne de frango e suína produzida em Camarões. Até o momento, não há relatos da doença em humanos.