Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Congresso

Tem início o 14º Congresso Apa de Produção e Comercialização de Ovos

Na tarde de terça-feira (15/03) teve início o Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos.

Tem início o 14º Congresso Apa de Produção e Comercialização de Ovos

Na tarde de terça-feira (15/03) teve início o Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos. Neste ano, em sua 14ª edição, que acontece de 15 a 17 de março, em Ribeirão Preto, o evento elegeu o tema “Confiança no produtor, segurança para o consumidor”. 

Na abertura do evento, a zootecnista Karolina Von Zuben Augusto apresentou as principais inovações tecnológicas voltadas ao manejo dos dejetos gerados pelas aves. Já o professor Francisco Perozo, da Universidade de Zulia, na Venezuela, falou sobre o impacto das doenças imunossupressoras no controle e prevenção de enfermidades respiratórias.

A tarde do primeiro dia, foi marcada pela pela premição nessa tarde os trabalhos científicos nas categorias Outras Áreas e Sanidade. Lidiane da Costa Santana venceu com o estudo “Caracterização sensorial de ovos de codorna submetidos a diferentes processos de conservação”, do Instito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Em Sanidade, Fernanda de Oliveira Barbosa, da Unesp Jabotical, ganhou com a pesquisa “Flagelo e motilidade de Salmonella Enteritidis alteram patogenia inicial do Paratifo Aviário”. Amanhã serão conhecidos os ganhadores das categorias Manejo e Nutrição.

Durante a noite, sanidade e marketing dominaram os discursos durante a abertura oficial do Congresso “A defesa sanitária começa na propriedade de cada um”, ressaltou Francisco Jardim, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em São Paulo. Uma das preocupaçoes é com as Olimpíadas. “Granja não é local de visitas”, reforçou o presidente da APA, Erico Pozzer. “É preciso qualificar o consumo dos ovos; o setor produtivo atende o Brasil e agora vai atender o mundo”, ressaltou o presidente do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, em referência ao crescimento das exportações de ovos. “A agregação de valor ao ovo é fundamental, o produtor sabe produzir, mas precisa aprender a fazer marketing do seu produto”, apontou Pozzer. A abertura ainda contou com a participação das crianças e jovens do projeto Toque de Lata.

Durante os dias de congresso, encontro técnico de avicultura irá apresentar as mais recentes pesquisas e tecnologias na área, para um público estimado em mais de 500 participantes, entre produtores, médicos veterinários, zootecnistas, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, empresas dos segmentos de nutrição, saúde, genética, embalagens até o varejo.