Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sexagem

Teste que determina sexo do embrião em ovos chegará ao mercado no próximo ano

  Pesquisadores alemães afirmam que, no início do próximo ano, teste comercialmente viável para determinar a sexagem do pintainho embrião estará disponível

Teste que determina sexo do embrião em ovos chegará ao mercado no próximo ano

ReproduçãoO método, desenvolvido por cientistas da Universidade de Tecnologia de Dresden e da Universidade de Leipzig, usa espectroscopia para determinar o sexo de um ovo de galinha. O objetivo principal é acabar com o método usado nos incubatórios de descartar os pintos machos de um dia, ação que gera protestos dos consumidores.

Aumentando a pressão sobre sexagem in-ovo

A pressão tem sido particularmente forte na Alemanha, com o Ministério da Agricultura alemão destinando 2,4 m £ (€ 3.04m) para tornar comercialmente viável a sexagem in-ovo. Em abril, o ministro francês da Agricultura, Stephane Le Foll, anunciou mais de £ 3m (€ 3,9 milhões) de financiamento na mesma área.

Dr. Gerald Steiner, que está envolvido no projeto, diz que o teste envolveu o uso de um feixe de laser para cortar um pequeno orifício circular na parte superior do ovo. A Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIR) é usada para determinar o sexo do embrião com base no seu teor de DNA, que é de cerca de 2% maior em pintos machos. “A olho nu, não podemos ver a diferença entre embriões masculinos e femininos, mas o computador pode – se é programado para fazê-lo”, disse Steiner.

Exatidão de 95%

A equipe é agora capaz de saber o sexo cada ovo, com uma precisão de 95%, em menos de um minuto. Se um ovo é determinado para conter um pintainho fêmea, o furo de corte a laser é corrigido e retorna para a incubadora.  “Estamos esperando que a tecnologia que está sendo impulsionada vai se tornar comercialmente disponível nos próximos 12 meses”, disse Gary Ford, conselheiro aves na organização da agricultura UK NFU.