Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Palmas

Tocantins realiza curso para capacitar técnicos em avicultura

Direcionado para técnicos de instituições governamentais, a exemplos da Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Seder, o evento é resultado de uma parceria entre Embrapa Aves e Suínos de Concórdia (MG), Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas

Tocantins realiza curso para capacitar técnicos em avicultura

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, juntamente com a Secretaria do Desenvolvimento Rural do Município (Seder) e demais parceiros, realizaam nesta quarta-feira (24/08) um curso de capacitação sobre produção de aves. O objetivo é treinar os técnicos para que repassem conhecimentos sobre produção de frango aos avicultores tocantinenses.

Direcionado para técnicos de instituições governamentais, a exemplos da Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Seder, o evento é resultado de uma parceria entre Embrapa Aves e Suínos de Concórdia (MG), Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas.

De acordo com a diretora de Pecuária da Seagro, Érika Jardim essa é mais uma ação do Governo do Estado de capacitar os técnicos para atender aos produtores de forma qualificada, repassando as informações necessárias para uma produção saudável, garantindo a segurança alimentar. “Outro objetivo é também para atender a necessidade de abate do frigorífico de aves recém-instalado em Palmas”, disse a diretora.

O frigorifico para abate de aves e peixes, está instalado na Associação dos Produtores Rurais Francisco Galvão, no setor Taquaralto, em Palmas.

Agroindústria

No município, atualmente existem 45.967 aves caipiras. De acordo com o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, a empresa tem capacidade para abater 500 frangos diariamente. “Esse é o processo inicial, mas a ideia é ampliar o tratamento de efluentes para ampliar também o abate”, afirmou.

Para o presidente da associação, Eurijar Martins os produtores estão ansiosos e em expectativa para o inicio dos abates no frigorífico que vem incentivar a ampliação da atividade de criação de frangos para os agricultores familiares da região. Segundo ele, somente na Associação são 12 criadores e que abatem cerca de 200 frangos mensalmente.