Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli

Tratamento de dejetos: adequado para todos os tipos de propriedades

A nutricionista de aves Karolina Von Zuben Augusto conversou com a TV Gessulli sobre a necessidade de adequar todos os tipos de propriedade, pequena, média ou grande, aos métodos de compostagem para tratamento de dejetos

Tratamento de dejetos: adequado para todos os tipos de propriedades

Durante a 57º Festa do Ovo de Bastos, a nutricionista de aves Karolina Von Zuben Augusto conversou com a TV Gessulli sobre a necessidade de adequar todos os tipos de propriedade, pequena, média ou grande, aos métodos de compostagem para tratamento de dejetos.

A profissional ressalta que cada propriedade deve adquirir o sistema de acordo com sua possibilidade. “Todos os métodos tem vantagens e desvantagens, o que vai determinar a escolha do método é o perfil e as características de cada propriedade. Então, existem hoje sistemas de compostagens simplificados, que são direcionados a propriedades menores com poucos recursos e também sistemas com alta tecnologia, que são recomendados para produções mais intensivas com mais recursos e outros tratamentos com versões com baixo custo e custos mais elevados”, explica Karolina.

Segundo a nutricionista, o Mapa determina alguns padrões de materiais, como adubos simples, composto orgânico e simples, mas ele não obriga a nenhum tipo de tratamento. “Se você consegue adequar o seu resíduo naquela analise você consegue adequar ao que o Mapa pretende, mas a gente sabe que isso não é suficiente para eliminar o risco de poluição ambiental, então o que agente faz é tratar esse dejeto”, diz.

Ainda, Karolina enfatiza que toda propriedade ou cadeia produtiva que gere resíduos precisa considerar essa área como um setor a mais da sua produção, sendo ela em qualquer escala. O que vai mudar é estratégia de gerenciamento, escolha de tratamento e como será conduzindo isso”, conta.  “Ele (proprietário) tem que assumir a parte de manejo e tratamento como um setor a agregar na propriedade”, explica.

Assista a entrevista na íntegra: