Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inspeção

Três frigoríficos que estavam sob auditoria poderão voltar a exportar

Suspensão dos certificados de exportação foi medida do governo para tranquilizar importadores, considerada como auto embargo

Três frigoríficos que estavam sob auditoria poderão voltar a exportar

Três estabelecimentos que vinham sendo auditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde que foi deflagrada a Operação Carne Fraca, foram liberados, uma vez que não foram constadas irregularidades, sejam de natureza econômica ou de impacto sobre a saúde humana. Com isso, Argus (SIF 1710), FrigoSantos (SIF 2021) e Breyer & Cia (SIF 3522) podem voltar a exportar. Assim, de 21 estabelecimentos submetidos à inspeção de força-tarefa do Mapa, restam 18, sendo seis interditados com produção interrompida.

O Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla SIF e vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal ( DIPOA), é o responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo. Estabelecimentos que realizam comércio interestadual ou internacional de produtos de origem animal devem ser registrados no DIPOA, onde se habilitam ao registro no SIF.