Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Túnel de resfriamento com ar

Empresa australiana instala o primeiro túnel de resfriamento por corrente de ar do país.

Redação AI 27/11/2003 – 11h48 – Recentemente, a Stork Bronswerk instalou seu primeiro túnel de resfriamento por corrente de ar na Baiada Poultry Limited, empresa de processamento de aves situada no subúrbio de Pendle Hill, em Sydney, na Austrália. O túnel tem capacidade de pós-resfriamento para 9 mil frangos por hora.

O túnel de resfriamento serve para aves pós-resfriadas com peso eviscerado de 2,75 Kg. O processo começa com o ciclo de resfriamento por banho de imersão, seguido por outro de corrente de ar em linha que leva a temperatura interna do produto até o nível desejado. Como todos os túneis da Stork Bronswerk, o túnel de pós-resfriamento de Pendle Hill foi fabricado sob medida. Os parâmetros deste túnel específico têm por base o conhecido princípio de “fluxo abaixo”, pelo qual os engenheiros de refrigeração da Stork Bronswerk determinam com cuidado todos os parâmetros técnicos necessários. Neste tipo de túnel, evaporadores especificamente projetados garantem uma circulação de ar ideal ao redor dos produtos.
 
Circulação de ar
A principal característica é que o ar do processo não é soprado nem na vertical nem na horizontal, como se costuma fazer na maioria dos túneis de resfriamento de aves, mas sob determinado ângulo que garante a menor temperatura possível na saída do túnel dentro do menor tempo de permanência das aves.

Alem dos evaporadores feitos sob medida, uma série de módulos giratórios de aspersão, também específicos, é instalada para impedir a perda de peso dos produtos durante o modo de resfriamento por corrente de ar e evitar que adquiram coloração acastanhada. Além disso, um sofiscadíssimo programa de controle PCL proporciona flexibilidade máxima no controle automático das temperaturas do ar de acordo com o peso dos lotes.