Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ponta Grossa

UEPG inaugura bloco de zootecnia hoje

Prédio recebeu investimentos no valor de  R$ 2,5 milhões e vai receber as atividades de ensino e pesquisa do curso que foi transferido de Castro para Ponta Grossa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugura do bloco do Curso de Zootecnia, no Campus Uvaranas, nesta segunda-feira (15/08), às 16 horas. O novo prédio foi construído com recursos do governo do Estado, no valor de R$ 2,5 milhões e vai receber as atividades de ensino e pesquisa do curso que foi transferido de Castro para Ponta Grossa.

Desde sua implantação em 2002 (autorizado pela Resolução Univ. nº 12, de 5/2/2001), era ofertado em Castro. A transferência para Ponta Grossa ocorreu em 2015, ocupando diversos locais nos campi Central e de Uvaranas. “Em espaço próprio, o curso poderá avançar ainda mais, para se tornar mais uma área de excelência da instituição, na graduação e pós-graduação”, diz o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas.

A chefe do Departamento de Zootecnia, Maria Aparecida Gonçalves da Fonseca Martins, comemora a conclusão da obras e ocupação do novo bloco pelos professores e alunos que, passarão a ter um espaço de integração. Ela comenta que um dos principais motivos para a mudança de Castro para Ponta Grossa foi o isolamento do curso. “Os alunos se sentiam isolados do ambiente universitário”, diz, observando que o Campus da UEPG em Castro tinha apenas o curso de Zootecnia, mantido em parceria com o governo municipal.

No espaço de mais de 1,6 mil metros quadrados, em dois pavimentos, o novo bloco do Campus de Uvaranas, terá, no piso inferior, os laboratórios de Fisiologia Animal, de Microbiologia e Parasitologia, de Histologia e de Anatomia Animal. No piso superior, ficarão as salas de aulas e de professores, espaços do departamento, colegiado e secretaria departamental, além do laboratório de informática. No bloco de junção, estão localizadas as instalações sanitárias, espaço de convivência, depósito de materiais e espaço para o centro acadêmico.

Atualmente, o Departamento de Zootecnia conta com 18 professores que atuam também nos cursos de Agronomia, licenciatura em Ciências Biológicas, Química Tecnológica. Desde a criação do curso, nove turmas se formaram em Castro e uma em Ponta Grossa. O curso de graduação responde pelas atividades relacionadas à produção animal, através da execução de projetos de criação de equinos, aves, suínos, bovinos, peixes, organismos aquáticos, animais silvestres, entre outros. O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia oferta o curso de mestrado, aprovado pela Capes no primeiro semestre de 2015, e entrada da primeira turma no segundo semestre.