Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli

Zootecnia de precisão auxilia produtor a conduzir com melhor resultado práticas de bem-estar animal

Professor Adroaldo Zanella, especialista em bem-estar animal, explica as vantagens do uso de tecnologias para o manejo 

Zootecnia de precisão auxilia produtor a conduzir com melhor resultado práticas de bem-estar animal

Uso de tecnologias de zootecnia de precisão pode oferecer ferramentas para uma melhor avaliação do estado de saúde e bem- estar do animal. A afirmação é do professor da USP Adroaldo Zanella, referência em estudos e pesquisas sobre bem-estar animal.  

Para o especialista, as ferramentas devem ser usadas com cautela, sem que o produtor se afaste do animal.  “Ela oferece mais tempo para o produtor prestar atenção nos animais e [ao mesmo tempo] deixa ele livre de tarefas que exigem mais mão de obra intensiva”, explica.

A zootecnia de precisão também pode auxiliar nos principais indicadores de bem-estar animal, divididos em comportamento, saúde e também relacionado com a habilidade dos animais de se ajustarem ao ambiente.  “O que chamamos de iceberg, ou seja, aquele indicador que conta a história do animal sem contar os detalhes. Por exemplo, condição corporal, ocorrência de tosse em uma instalação de suínos, o movimentos das aves no aviário se posicionando de forma diferente. Esses indicadores podem ser utilizados como ferramentas de zootecnia de precisão para mensurar essas ocorrências – temos instrumentos que podem mensurar a ocorrência de tosses, de análise visual que monitoram a densidade das aves em um aviário e definem se é uma situação normal ou anormal”, explica. Assista a entrevista na íntegra: