Revista Digital
Edições digitais de
Avicultura Industrial
Deste a edição 1200, a revista mais completa destinada à avicultura do setor apresenta sua versão digital.

Informações completas do setor avícola que podem ser visualizadas através de celulares, smartphones, tablets e computadores em qualquer parte do mundo.
E-mail:
Senha:
Esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
 

Aviário com sistema dark house é uma das atrações do Pavilhão de Avicultura

Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2005, 18:18:00Coberturas de Eventos
Da Redação 02/01/2005 - (Cascavel - PR) - Um dos destaques do Pavilhão de Avicultura este ano no Show Rural Coopavel é o protótipo de aviário com sistema "dark house", especialmente montado pela Avimac para o evento. O sistema de criação tem chamado a atenção dos avicultores que têm se mostrado bastante curiosos quanto a seu funcionamento e benefícios. "Somente no dia de hoje (02/02) mais de 700 pessoas passaram pelo aviário para conferir o sistema", afirma Gilmar Malacarne, diretor da Avimac.

As principais características do sistema "dark house" são o controle rigoroso da luminosidade (limitação de luz, seja na intensidade e/ou na quantidade de luz diária) e da temperatura do aviário.

O método faz com que as aves permaneçam durante 12 horas do dia no escuro e outras 12 sob luz artificial. Os equipamentos de refrigeração, aquecimento e umidade são controlados por computador e permitem reduzir consideravelmente o contato humano com esse ambiente.

A experiência de criar aves em ambiente controlado sob sistema de restrição de luz não é nova e foi desenvolvida por avicultores norte-americanos e canadenses. Segundo o diretor da Avimac, os principais benefícios obtidos através da utilização desse sistema são: melhor uniformidade de peso, melhor conversão alimentar, diminuição do índice de mortalidade, entre outros.

"A Coopavel acredita bastante nesse tipo de sistema de criação", afirma Jair Luiz Casarotto, gerente de produção avícola da Cooperativa. A tendência, segundo ele, é de a cooperativa passe a investir mais nesse sistema de criação a partir das novas integrações.



Confira detalhes do sistema de criação "dark house" na explicação do diretor da Avimac, Gilmar Malacarne.

Fonte:  Redação Avicultura Industrial
Voltar